Enquanto o governo do Estado do Rio Grande do Sul apresentava a terceira fase do programa Avançar na Saúde, foi anunciado que o Hospital Público de Bento Gonçalves receberá R$ 3,6 milhões para continuidade das obras. A nova fase do programa estadual foi revelada nesta quinta-feira de tarde, 31 de março, no Palácio do Piratini.
A partir desse recurso obtido, o hospital irá seguir com a construção de um segundo andar, que vai contemplar mais 15 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ainda no começo de março, a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, esteve visitando o município para conhecer melhor o projeto. Foi nessa situação que o prefeito, Diogo Siqueira, solicitou esse aporte para as obras do complexo hospitalar.
Para o local está previsto a instalação de 170 leitos, 15 leitos de UTI e oito salas cirúrgicas. Com isso, a intenção do poder público é tornar o hospital uma referência em urgência/emergência. Além disso, também há projetado a construção de uma ala psiquiátrica e demais especialidades de saúde.
Atualmente, está funcionando no espaço a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, juntamente com o Laboratório de Análises Clínicas e Patologia, um Centro de Especialidades Odontológicas e um primeiro andar de internações. Obras para colocação de elevador, bloco cirúrgico e farmácia já estão em andamento.
Fotos: Gustavo Mansur