Pelo menos quatro hospitais da região vão receber medicamentos utilizados no processo de intubação de pacientes que necessitarem de ventilação mecânica em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Instituições de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi e Farroupilha receberão, através do governo do Estado, os medicamentos Propofol, Atracúrio e Epinefrini, que integram o chamado kit intubação. São sedativos, relaxantes musculares e bloqueadores neuromusculares, adquiridos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e que começaram a ser entregues na quinta-feira, 18, a instituições que relatavam possível desabastecimento dos medicamentos.

De acordo com as informações repassadas pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a quantidade de insumos para cada estabelecimento foi balizada pela demanda apresentada por cada hospital, através de um formulário preenchido semanalmente, atualizando a situação de cada local. A SES realiza um levantamento semanal com os hospitais gaúchos do estoque de um total de 22 medicamentos utilizados para a intubação em UTIs. A ação visa ao acompanhamento do estoque na rede hospitalar pública, que já sofreu com escassez em julho do ano passado, também em decorrência da pandemia de Covid-19. Na época, foram adquiridos medicamentos no mercado nacional e internacional. 

Conforme a CRS, o Hospital Tacchini vai receber 3.720 doses de Propofol de 20 ml. Já o São Roque recebe 110 doses do mesmo medicamento. Em Garibaldi, 25 doses de Atracúrio 2,5 mil serão destinadas ao Hospital São Pedro e Farroupilha recebe 180 doses de Propofol.

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini