Helena foi o nome feminino mais registrado no Rio Grande do Sul em 2025 e também liderou o ranking geral de registros no estado, considerando nomes masculinos e femininos. Ao longo do ano, 1.574 crianças receberam o nome, conforme dados do Portal da Transparência do Registro Civil.

Entre os nomes masculinos, Miguel voltou a figurar entre os mais escolhidos e aparece em terceiro lugar na lista geral. Em 2025, foram registrados 1.282 bebês com esse nome no Rio Grande do Sul.

O levantamento mostra ainda a predominância de nomes femininos nas primeiras posições do ranking estadual, como Cecília, Aurora, Maitê e Alice. Entre os masculinos, além de Miguel, aparecem Arthur, Heitor e Ravi entre os mais registrados. A lista também destaca a presença recorrente de nomes femininos como Antonella, Lívia, Heloísa, Laura, Ísis e Sofia, e de nomes masculinos tradicionais, como Bernardo, Joaquim, Matteo, Theo, Vicente e Gael.

Os dados integram a base do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos registrados em todo o país.

De acordo com o presidente da Arpen/RS, Sidnei Hofer Birmann, a escolha dos nomes reflete aspectos culturais e sociais. “Observamos que os nomes escolhidos para os bebês vão muito além do gosto pessoal, eles são um reflexo vivo da cultura, dos valores e das influências que permeiam a sociedade brasileira”, afirma.

Ranking dos 10 nomes mais registrados no Rio Grande do Sul em 2025

  1. Helena – 1.574
  2. Cecília – 1.374
  3. Miguel – 1.282
  4. Aurora – 1.184
  5. Maitê – 1.177
  6. Arthur – 1.010
  7. Heitor – 954
  8. Ravi – 949
  9. Alice – 860
  10. Antonella – 805