A atleta de Pinto Bandeira encerrou sua participação nos Jogos Abertos do Paraná de 2025 com um desempenho que consolidou seu nome entre as principais fundistas do estado. Em três dias consecutivos de competição, ela conquistou dois títulos, nos 10.000 metros rasos e nos 3.000 metros com obstáculos, além de um quarto lugar nos 5.000 metros, representando a Associação Atlética Banco do Brasil de Cascavel (PR).
A vitória nos 10.000 metros não foi apenas um ouro: foi a melhor marca da carreira de Hélen. A prova foi disputada às 8h da manhã de sexta-feira, 5 de dezembro, em Campo Mourão. “Vencer essa prova foi uma surpresa para mim e acredito que para todos que estavam assistindo. Tinham outras atletas favoritas, e eu acabei conseguindo o título com uma marca bem expressiva”, conta.

Ela destaca também o controle de ritmo, que segundo ela, demonstra o resultado de um ciclo de treinos “bem feito e com paciência”, respeitando etapas para evitar lesões. “Eu saí na prova falando para o técnico que faria em torno de 1min30 por volta. Eu sabia que era capaz, já vinha treinando para isso”, destaca. Mesmo com o clima quente, a atleta conseguiu executar o planejado.
No dia seguinte, Hélen voltou à pista para defender o título no 3.000 metros com obstáculos e o fez com sucesso, tornando-se bicampeã. Após correr os 10.000 metros no dia anterior, algo que nunca havia feito, o desgaste muscular foi imediato.
No último dia de competição, domingo, 7 de dezembro, a atleta entrou em pista novamente, desta vez para os 5.000 metros. O desgaste acumulado pesou, especialmente porque outras concorrentes fortes haviam descansado no dia anterior, mas Hélen finalizou em quarto lugar. “Finalizar a prova e ajudar a equipe a buscar o pódio geral foi importante”, avalia.
A atleta viajou para os Jogos Abertos com um objetivo claro: fazer um 10.000 metros forte. Cumpriu exatamente o que planejou e isso lhe dá confiança para o restante da temporada. “Foi uma prova de alto nível, eu me senti bem, corri tranquila e de forma regular. Isso me dá mais confiança para as próximas competições, tanto de rua quanto de pista”, conclui.