Além da Polícia Civil e Brigada Militar, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Bento Gonçalves também atua com policiamento e manutenção da ordem no município. Por conta disso, os agentes realizam rondas ostensivas com viaturas, nas quais, frequentemente, abordam indivíduos e veículos nas ruas para constatar infrações. De 7 a 20 de julho, as equipes da GCM realizaram 71 abordagens, uma média de cinco por dia.
O órgão, ligado à Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semseg), atua também no trânsito, servindo como um suporte ao Departamento Municipal de Trânsito (DMT). Nesse setor, os guardas realizaram 42 autos de infração, na mesma faixa temporal. Os agentes, como suporte de operações, trabalharam juntos com outros batalhões para fiscalizar estabelecimentos da cidade. Em dois deles, clientes foram flagrados com posse de drogas.
De acordo com o secretário da Semseg, tenente-coronel Paulo César de Carvalho, as rondas executadas pela GCM são para aumentar a sensação de segurança pública dos cidadãos. O patrulhamento dos agentes segue um cronograma baseado em locais de maior incidência criminal. Com isso, os guardas objetivam estar sempre onde há mais chance de serem necessários.
Apoio na Balada Segura
Neste sábado, 23, a GCM auxiliou o DMT em mais uma ação da Balada Segura em Bento Gonçalves. Com essas operações, a secretaria visa coibir o consumo de álcool de motoristas da cidade, que trafegam, principalmente, durante a madrugada. Desta vez, os agentes emitiram 24 autuações. Somado a operação de sexta-feira, 22, foram 55. O DMT, de 7 a 13 de julho, atendeu 27 acidentes de trânsito e emitiu 137 autos de infração.
Autuações no sábado:
– 10 CNHs recolhidas;
– 9 autuações por embriaguez;
– 5 atuações por recusa de etilômetro;
– 3 autuações por não possuir CNH.