Logo aos nove minutos de bola rolando, o lateral-direito João Pedro anotou o único gol da partida.
Na volta a Porto Alegre, o Tricolor retomou a terceira colocação no Brasileirão ao vencer o Palmeiras por 1 a 0, na Arena do Grêmio. O único gol da partida foi anotado pelo lateral-direito João Pedro, logo aos nove minutos de partida. Com o resultado, o Tricolor retomou a terceira colocação no Brasileirão!
Primeiro tempo
Desde o início da partida, o Grêmio já rondava a área do time alviverde. Logo nos primeiros segundos de bola rolando, o goleiro Weverton foi obrigado a afastar com um soco na bola um cruzamento do uruguaio Suárez, que levou perigo à meta palmeirense.
Na sequência, aos quatro minutos, o atacante voltou a incomodar a zaga palmeirense. Após cruzamento da esquerda de Franco Cristaldo, o zagueiro Rodrigo Ely subiu mais alto que o goleiro Weverton e tocou de cabeça para Luis Suárez, que arriscou um voleio. A bola acabou subindo muito e se perdeu à linha de fundo. Boa chance do Tricolor!
O Grêmio cercava a equipe do Palmeiras e não dava muitas chances para o time paulista sair do campo de defesa. Aos nove minutos, em jogada bem trabalhada, Luis Suárez deu um passe certeiro por entre os defensores do Palmeiras para o lateral João Pedro, que chegou em diagonal e bateu forte, rasteiro, vencendo o goleiro Weverton! Gol do Grêmio! João Pedro é o nome dele!
Aos 13 minutos, foi a primeira chegada com maior perigo do time alviverde. Em finalização cruzada, o meia Raphael Veiga chutou rasteiro, sem direção, à esquerda da meta do goleiro Gabriel Grando. No minuto seguinte, foi a vez do Grêmio reclamar de uma penalidade máxima. Em cruzamento do atacante João Pedro Galvão, o volante Nathan cabeceou contra o corpo do lateral Pìquerez. Os jogadores ficaram na bronca, mas a bola acabou batendo no ombro do atleta palmeirense.
Aos 17’, o goleiro Gabriel Grando fez importante defesa em disputa com o atacante Endrick. Após jogada ensaiada, o atleta ficou cara a cara com o goleiro gremista, que saiu do gol para abafar a finalização do jovem atleta palmeirense.
Aos 22 minutos, o Palmeiras voltou a rondar com perigo o gol gremista. Após cobrança de escanteio do meia Raphael Veiga na primeira trave, o atacante Endrick cabeceou cruzado e a bola passou perto do poste esquerdo do goleiro Gabriel Grando. Quase o empate palmeirense.
Na sequência, aos 25’, foi a vez do próprio Raphael Veiga finalizar em cobrança de falta frontal. A batida forte passou à direita da meta do goleiro gremista. O Palmeiras seguia em cima, buscando o empate. Aos 29’, foi a vez do goleiro gremista salvar o Tricolor. Após finalização do atacante Endrick, a bola desviou na zaga Tricolor e se ofereceu dentro da pequena para Raphael Veiga, que à queima-roupa, finalizou ao gol gremista. Grando fez um milagre e salvou o Tricolor do gol de empate!
Aos 33 minutos, o zagueiro Rodrigo Ely sentiu um desconforto na coxa e precisou ser substituído pelo técnico Renato Portaluppi. Em seu lugar, o treinador gremista optou pela entrada de Bruno Uvini.
O primeiro tempo se encaminhou para o final sem chances mais claras de gol. No final, o lateral Marcos Rocha cometeu falta sobre o volante Nathan e acabou recebendo o cartão amarelo. O lateral Reinaldo ficou com a bola na sequência do lance, mas o árbitro Bruno Arleu de Araújo não deu a vantagem para o Tricolor. No último lance, o atacante João Pedro Galvão acertou o zagueiro Gustavo Gomez em disputa aérea e acabou recebendo cartão amarelo. O juiz encerrou o primeiro tempo aos 51 minutos, conforme havia indicado nos acréscimos.
Segundo tempo
O técnico Renato Portaluppi voltou com alterações para a segunda etapa. Saíram Nathan e Franco Cristaldo e entraram Ferreira e Everton Galdino. O Palmeiras retornou para a etapa complementar sem modificações.
A primeira chegada do segundo tempo foi do Palmeiras. O atacante Endrick arriscou de fora da área, mas a finalização saiu fraca no canto esquerdo do goleiro Gabriel Grando, que fez a defesa sem maiores problemas. Aos dez minutos, o atacante André entrou no lugar de João Pedro Galvão. Na sequência, o Palmeiras arriscou em finalização com Gabriel Menino, porém, a bola subiu demais e passou muito distante da meta gremista.
Aos 14’, o paraguaio Villasanti cometeu uma falta sobre Gabriel Menino e acabou sendo chutado na barriga pelo atleta palmeirense, que caía no gramado. O gremista reclamou com o árbitro da partida e acabou sendo advertido com cartão amarelo. Aos 17’, o meia Mayke cometeu falta que interrompeu um contra-ataque Tricolor e, também, recebeu cartão amarelo.
Aos 18 minutos, o Grêmio quase marcou o segundo do jogo. Em jogada individual, o meia Everton Galdino limpou a marcação e finalizou de perna esquerda. A bola passou próximo da trave esquerda do goleiro Weverton. Na sequência, o técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, trocou três peças no alviverde: entraram Rony, Kevin e Luis Guilherme.
Aos 22 minutos, em disputa de bola aérea, o zagueiro Bruno Uvini foi atingindo pelo braço esquerdo do atacante Rony. O zagueiro gremista acabou tendo que ser atendido pelo departamento médico do Clube, pois acabou sofrendo um corte no rosto.
O Grêmio perdeu uma ótima chance de ampliar o marcador na Arena em contra-ataque armado pelo atacante André, aos 28 minutos. Após roubar a bola do atleta palmeirense, ele serviu Suárez, que devolveu na esquerda para o próprio André, que finalizou à esquerda. Contudo, a bola foi desviada pelo zagueiro do Palmeiras pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, o zagueiro Bruno Uvini cabeceou a bola, que tirou tinta da trave do goleiro Weverton. No entanto, o árbitro já havia sinalizado irregularidade no ataque Tricolor.
O Tricolor chegou novamente pela direita, em finalização de Luis Suárez. Após jogada do lateral João Pedro, a bola foi recebida pelo atacante uruguaio, que chutou de primeira, longe da meta defendida pelo goleiro palmeirense.
Aos 40 minutos, o paraguaio Villasanti cometeu falta no atleta palmeirense e o juiz da partida deu o segundo cartão amarelo para o volante Tricolor. Villasanti expulso da partida, Grêmio com dez homens em campo. Para recompor o esquema, o técnico Renato optou pela saída de Luis Suárez para entrada do volante Ronald.
Nove minutos depois, o Palmeiras teve uma falta muito próxima da área para fazer a cobrança. O meia Raphael Veiga foi para a cobrança, mas acabou acertando a barreira gremista. Tensão total na Arena no final do jogo!
Aos 50 minutos, o Grêmio se salvou de levar o empate! Em cobrança de escanteio, o zagueiro Gustavo Gomez acertou o travessão após cabeceio. Alívio para o Tricolor na partida! Na sequência, o árbitro encerrou a partida. Fim de papo na Arena! Três pontos importantíssimos que recolocam o Grêmio na terceira colocação do Campeonato Brasileiro!
O próximo adversário gremista será o Fortaleza, na Arena Castelão!