Tricolor venceu a Inter de Bebedouro por 6 a 2 no fechamento da primeira fase da Copinha
Classificado antecipadamente, o Grêmio aplicou uma goleada na noite da terça-feira, 9 de janeiro, no fechamento da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Junior. Atuando no Estádio Sócrates Stamato pela terceira rodada, o Tricolor goleou a Internacional de Bebedouro pelo placar de 2 a 6. Os gols da terceira vitória gremista de forma consecutiva com goleada na competição foram marcados por Lian, Freddy (3), José Guilherme e Jardiel.
O técnico Airton Fagundes optou por escalar todos os jogadores que ainda não haviam atuado como titulares para a partida diante do time da casa. Desde os primeiros movimentos, o Grêmio valorizou a posse de bola, porém sem ter nenhuma oportunidade até os 10 minutos. Pois no minuto seguinte chegou com efetividade. Leandro fez o lançamento por sobre a defesa e José Guilherme, sem deixar a bola cair, já dentro da área, concluiu por elevação. A bola subiu para encobrir o goleiro e bater no travessão. A zaga afastou da área e o zagueiro Karele pegou a sobra da intermediária. Ele adiantou e mandou a bomba. A bola quicou no gramado, fazendo com que o goleiro espalmasse para o lado errado, deixando viva na pequena área. Lian conferiu o rebote para ter somente o trabalho para empurrar ao fundo do gol. 0 a 1!
Aproveitando a instabilidade do time local, o Tricolor partiu pra cima. Aos 14 minutos, Riquelme apertou a saída de jogo do zagueiro no bico da grande área para desviar para o lado. A bola chegou para Freddy que arriscou o chute de canhota. O goleiro defendeu com a perna, dando rebote para frente. Freddy dominou no peito e, na caída da bola, mandou no canto direito para ampliar a vantagem. 0 a 2!
Sentindo o bom momento, o Grêmio não deixou o ímpeto baixar. Aos 16 minutos, foi a vez de Leandro interceptar o passe na saída de jogo do adversário. Riquelme dominou pelo lado esquerdo e passou na velocidade do marcador para ingressar na área e chegar ao fundo. Logo rolou para trás. Freddy, bem colocado, bateu de canhota na chegada da bola para mandar cruzado e anotar mais um. 0 a 3!
Aos 25 minutos, Leandro teve oportunidade em cobrança de falta colocada. Ela desviou na barreira e passou perto do ângulo direito. Em nova chegada, Riquelme dominou a posse na parte central do ataque aos 41 minutos. Logo percebeu a movimentação de Freddy na linha da defesa e deu lindo passe, deixando o centroavante na cara do goleiro. Freddy veio em velocidade para soltar a canhota e a conclusão passar entre as pernas do goleiro, estufando as redes. 0 a 4!
Para a etapa final, Freddy deixou o campo para a entrada de Jardiel. O panorama da partida não mudou. Aos 13 minutos, Riquelme dominou a virada de jogo pelo lado esquerdo com estilo e deu o passe no fundo do campo para José Guilherme. Ele invadiu a área em velocidade para bater firme de perna canhota, cruzado, para vencer o arqueiro. 0 a 5!
Na sequência, Lucas Camilo ingressou no jogo, para a saída de Caio Araujo. Na primeira chance mais clara de Jardiel, artilheiro da Copinha com seis gols, ele guardou, aos 28 minutos. Ele roubou a bola do defensor, ameaçou o chute de esquerda para dar o corte, depois girou para bater firme de direita, inapelável. 0 a 6!
Na única oportunidade do time da casa, João Cabelo recebeu o passe vindo do fundo do campo para arriscar o chute firme de perna direita, mandando no canto do goleiro Arthur para anotar o gol de honra, aos 30 minutos. Gustavo Nunes e Alysson foram para o jogo, nos lugares de Lian e Leandro, respectivamente.
Aos 43 minutos, José Guilherme fez a cobrança de falta lateral na segunda trave. Athos chegou com liberdade para concluir no quique da bola, mas o arremate de primeira acabou passando por sobre a meta. Na última oportunidade do duelo, Negueba marcou o segundo do time da casa aos 47 minutos, em cobrança de pênalti.
O Grêmio fechou a fase inicial da Copinha com nove pontos em três jogos, com 18 gols marcados e dois sofridos, a melhor campanha entre todas as equipes até o momento na competição. Na segunda fase, o Tricolor vai encarar os paulistas do Mirassol. A partida eliminatória ainda será marcada pela Federação Paulista de Futebol, mas deverá ser disputada na sexta-feira.
Escalação: Arthur; Cristiano (Igor), Athos, Karele e José Guilherme; Josue (João Araujo) e Caio Araujo (Lucas Camilo); Lian (Gustavo Nunes), Leandro (Alysson) e Riquelme; Freddy (Jardiel).
Imagem: Renan Jardim / Grêmio FBPA