Braithwaite e João Lucas (contra) marcaram os gols do Tricolor; Mandaca e Lucas Barbosa balançaram as redes pela Equipe Jaconera; o Ju ainda perdeu pênalti
O alerta de Grêmio e Juventude em relação a luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro segue aceso. Na noite de quarta-feira, 20, o Grêmio encheu a Arena, em um jogo que era considerado uma “final de Copa do Mundo” pela direção gremista. E foi o Tricolor quem saiu na frente, logo aos dois minutos, Diego Costa tocou para Braithwaite, que finalizou com estilo: rasteiro e no canto. Grêmio 1 a 0.
O restante do primeiro tempo foi equilibrado. Porém, o Juventude, obrigado a ir para cima, buscou o empate. Já nos acréscimos, Ewerthon, em cobrança de falta, lançou a bola para Gustavo Mandaca, que cabeceou com precisão: 1 a 1.
Na segunda etapa, o Juventude voltou melhor, e conseguiu a virada. Aos seis minutos, a defesa gremista afastou mal a bola, que sobrou para Mandaca, o jogador alviverde encontrou Lucas Barbosa, que encobriu o goleiro Marchesín. Juventude 2 a 1.

O Papo ainda teve a chance de ouro para ampliar o placar. Aos 11, Gabriel Taliari cobrou pênalti e Marchesín defendeu. Essa foi a segunda defesa de penalidade do goleiro argentino em sua passagem pelo Grêmio.
O erro do Juventude, motivou o Grêmio a ir em busca do resultado, porém, a zaga alviverde estava segurando a vantagem no placar.
Aos 46, Gabriel defendeu uma cobrança de falta de Reinaldo. Poucos segundos depois, Monsalve acertou uma bomba no travessão. O Grêmio seguiu pressionando, visando minimizar a situação, e conseguiu. Cristaldo cobrou uma falta cruzada e João Lucas desviou contra o próprio patrimônio, empatando o jogo para a equipe da casa. Fim de jogo: Grêmio 2 a 2 Juventude.
Apesar de ter buscado o empate, o resultado é péssimo para o Tricolor, que perdeu duas posições na rodada, e agora é o 13º, com 40 pontos, apenas três acima da zona do rebaixamento. Já o Juventude, saiu do Z4, é o 15º, somando 38 pontos, um acima da zona da degola. O Ju segue sem vitórias em jogos contra o Grêmio na Arena.
A equipe de Renato Portaluppi volta a campo na quarta-feira, 27, quando enfrentará o Cruzeiro em Belo Horizonte. Já o Juventude, começa a mobilizar a sua torcida para receber o Cuiabá no Jaconi, no sábado, 23, às 19h30min.

Imagens: Fernando Alves / EC Juventude