O Grêmio anunciou nesta quinta-feira, 19 de setembro, o afastamento de Alexandre Mendes, um dos auxiliares do técnico Renato Portaluppi. Em comunicado oficial, o Tricolor anunciou que o profissional foi afastado preventivamente para tratar de “assuntos pessoais”. Mendes é alvo de um inquérito policial por suspeita de violência contra a mulher.

O caso está sendo investigado pela 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Alegre. Na terça-feira, a suposta vítima, uma ex-companheira de Mendes, publicou fotos e vídeos nas redes sociais nos quais mostra ferimentos e hematomas em algumas partes do corpo que seriam resultado de agressões, além de um áudio com gritos de “eu não aguento mais, socorro”. O fato teria ocorrido em 2 de agosto e foi comunicado em 26 de agosto deste ano.

Alexandre Mendes comandou o time do Grêmio à beira do campo no empate por 2 a 2 contra o RB Bragantino no último domingo, 15, no lugar de Renato, punido com dois jogos de suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Além do jogo contra o Bragantino, Mendes comandou o Grêmio em outras três ocasiões em 2024. Contra o São Luiz pela Recopa Gaúcha; Contra o Ypiranga no Gauchão e contra o São Paulo no Campeonato Brasileiro. O profissional de 60 anos trabalhava ao lado de Renato há mais de 19 anos. Além do Tricolor Gaúcho, ambos trabalharam juntos no Vasco, Fluminense, Bahia, Athletico-PR e Flamengo.

Imagem:  Nathalia Aguilar / POOL / AFP – reprodução