O Governo Federal suspendeu a proposta que cria o programa Renda Brasil, uma expansão do programa Bolsa Família. A informação foi confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro, neta quarta-feira, 26, durante evento em Ipatinga, em Minas Gerais. De acordo com o presidente, a proposta apresentada pela equipe econômica não será enviada para votação no Congresso.
Segundo Bolsonaro, é necessário ampliar as conversas antes de definir os próximos passos do programa de renda. O presidente disse que algumas questões apresentadas pela equipe terão de ser revistas. Exemplo disso seria a questão do abono salarial para quem ganha até dois salários mínimos, considerados por Bolsonaro “um décimo quarto salário”. “Não podemos tirar de 12 milhões de pessoas para dar para um Bolsa Família, um Renda Brasil, seja lá o que for o nome desse novo programa”, disse.
O Renda Brasil foi apresentado em junho pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. A ideia é que o programa seja permanente após a pandemia do novo coronavírus e unificaria vários programas sociais em um único, beneficiando, por exemplo brasileiros que receberam o auxílio emergencial.
Foto: Marcos Correa / PR / Divulgação