A partir desta semana, as regiões terão mais tempo para apresentar possíveis questionamentos quando ocorrerem mudanças nas cores das bandeiras do Distanciamento Controlado do Governo do RS. A novidade foi apresentada pelo governador Eduardo Leite na terça-feira, 16, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais em que anunciou a permanência da Serra Gaúcha no status vermelho, ou seja, de alto risco de contaminação. Apesar das alterações, a fórmula dos cálculos que definem as cores das bandeiras para as regiões permanece inalterada.

Entre as mudanças determinadas pelo governador está a antecipação do processo de coleta e divulgação dos dados. Segundo Leite, as informações encaminhadas pelos estabelecimentos de saúde ao Estado serão apuradas na quinta-feira para que durante a sexta-feira sejam rodados os cálculos. Até então, os dados eram recolhidos na sexta-feira e divulgados no sábado, passando a valer no domingo.

Com a antecipação, as regiões também poderão questionar o Governo, casos haja mudança no status, como, por exemplo, a passagem da bandeira laranja para a vermelha. “Este processo de ponderação e diálogo tem nos levado a calibragens, deixando o modelo ainda mais forte e confiável, com a possibilidade de promover um aprimoramento constante das suas regras. Por isso, anunciamos hoje uma mudança na governança do modelo”, afirmou o governador. Com essa possibilidade, os municípios poderão apresentar recursos até às 8h da segunda-feira da semana seguinte. A validade das novas bandeiras passará a valer a partir da terça-feira, estendendo-se até a semana seguinte.

Novo calendário de divulgação e validade das bandeiras:

• Quinta-feira
   Coleta de dados.

• Sexta-feira
   Cálculo e divulgação das bandeiras.

• Segunda-feira
   Manhã:
   – Até 8h, prazo para municípios apresentarem divergência nos números.
   – Gabinete de Crise analisa recursos.

   Tarde:
   – Divulgação do mapa definitivo.

• Terça-feira
   Início da vigência do novo mapa.

As mudanças anunciadas serão parcialmente incluídas na sétima rodada do modelo. As próximas bandeiras ainda serão divulgadas sábado, 20, mas o prazo para que as regiões entrem com recurso já será aberto, até segunda-feira, 22. Com isso, a atualização no mapa será válida somente a partir da terça-feira. Na semana posterior, a coleta de dados será antecipada para quinta, antecipando o cronograma de divulgação e ampliando o prazo de recurso.

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini