O governo federal anunciou, nesta quinta-feira, 23, a nova data para o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU). As provas serão realizadas no dia 18 de agosto, conforme informado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Este concurso, conhecido como o “Enem dos concursos”, será aplicado em 228 municípios do país.
Com mais de 2,1 milhões de candidatos inscritos, o CNPU oferecerá um total de 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. O Ministério informou que o cronograma completo será divulgado em breve. Os candidatos devem ficar atentos para acessar novamente os cartões de prova, a fim de confirmar se o local da avaliação foi mantido ou alterado. A confirmação da inscrição, com detalhes sobre os locais de provas, estará disponível a partir do dia 7 de agosto.
Inicialmente programadas para o dia 5 de maio, as provas foram adiadas em todo o país devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul. Os sérios danos causados pelas enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra afetaram praticamente todos os municípios gaúchos onde ocorreriam as avaliações.
Após o adiamento, os 18,7 mil malotes de prova foram recolhidos em todo o Brasil e armazenados em local seguro, conforme garantido pelo Ministério. Cada malote passou por uma minuciosa verificação por membros da rede de segurança, e não foram identificadas quaisquer violações, assegurou o ministério.
Foto: Arquivo / Agência Brasil