O governo do Rio Grande do Sul protocolou, nesta quinta-feira, 11, na Assembleia Legislativa, o projeto que institui o Programa de Reconhecimento da Educação Gaúcha, voltado à valorização de profissionais e à melhoria do desempenho das escolas da rede estadual.
Entre os principais pontos, a proposta prevê o pagamento de um 14º salário para servidores das escolas que alcançarem bons resultados nos indicadores do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O texto também inclui incentivos para estudantes e determina a participação automática de todas as escolas estaduais no programa.
Segundo o governo, o objetivo é estimular a qualidade do ensino e reforçar a importância da participação das escolas nas avaliações oficiais. O projeto foi apresentado em regime de urgência, o que garante que a votação ocorra em até 30 dias.
De acordo com o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes (PP), a expectativa é que a análise ocorra próxima ao Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro.