Um novo golpe vem preocupando brasileiros que realizam compras internacionais, utilizando o nome dos Correios para ludibriar consumidores desavisados. Criminosos têm enviado mensagens via SMS, alegando que uma encomenda está retida na alfândega e exige o pagamento de uma taxa para ser liberada.
O modus operandi do golpe, conhecido como “Golpe do SMS dos Correios”, envolve o envio de mensagens falsas que direcionam o comprador para uma página web fraudulenta, semelhante ao site oficial dos Correios. Nesse site falso, os consumidores são solicitados a realizar um pagamento, geralmente via Pix, para liberar a suposta encomenda retida.
De acordo com informações dos Correios, a maneira mais segura de verificar a veracidade dessas mensagens é acessar diretamente o site oficial da estatal pelo link correios.com.br e informar o código de rastreamento da encomenda. É fundamental lembrar que o código de rastreamento é fornecido pela plataforma onde a compra foi realizada e não diretamente pelas mensagens recebidas.
Ainda não está claro como os golpistas obtêm o número de telefone dos compradores para enviar as mensagens fraudulentas, mas a prática tem se mostrado cada vez mais frequente e sofisticada.
A mensagem fraudulenta informa ao consumidor que sua encomenda foi taxada ou bloqueada na alfândega e apresenta um link para efetuar o pagamento da taxa. Esse link leva o usuário para um site falso que imita a aparência do site oficial dos Correios, porém com um endereço diferente. Nele, são solicitadas informações pessoais da vítima, o que pode resultar em roubo de dados sensíveis.
Além disso, usuários têm reportado que o site falso apresenta problemas nas abas de “ouvidoria”, “central de atendimento” e “registro de manifestações”, redirecionando o consumidor à página inicial.
Nas redes sociais, os Correios já haviam alertado anteriormente sobre golpes semelhantes, que agora também se estendem ao uso do WhatsApp para solicitar taxas de entrega falsas. Em publicação no Instagram, a estatal reforça o alerta: “Recebeu mensagem dos Correios para pagar uma taxa de entrega? Não clique em nenhum link e entre em contato com nossos canais oficiais de atendimento.”