Um novo tipo de golpe vem fazendo inúmeras vítimas no país e também no Rio Grande do Sul. Chamado de “Golpe da Atendente Virtual”, o crime consistem na utilização de mecanismos parecidos com os utilizados pelos bancos para atender de forma online.
De acordo com as informações, os criminosos entram em contato com o cliente e fazem com que esse cidadão acredite que foram realizadas compras de alto valor no cartão que possui. Há relatos de vários clientes que dizem estar recebendo ligações sobre tentativas de compras suspeitas com o cartão de crédito deles. A partir daí, eles são induzidos a fornecer informações pessoais.
Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que já emitiu um alerta sobre esse novo golpe, a prática funciona do seguinte formato: os criminosos fazem uma ligação automática, com uma voz robotizada. Depois, a suposta atendente virtual pede para consumidor confirmar se é ele quem está tentando concluir a compra e pede para digitar 1 ou 2.
Após essa confirmação, são obtidos dados sensíveis do correntista, como senhas do cartão e CPF, por exemplo.
Para evitar o golpe, a orientação é ficar alerta em caso de ligações automatizadas, evitar digitar números ou fornecer informações pessoais. Se ficar em dúvida, desligue e entre em contato com o banco onde possui conta.
Foto: Reprodução