A atleta bento-gonçalvense sagrou-se campeã ao lado da sua companheira de dupla, Isadora Siga Nunes, no torneio realizado em Curitiba
A atleta bento-gonçalvense, Giulia Bettim, participou da primeira etapa do Campeonato Brasileiro Sub-18 de Padel realizado em Curitiba. A capital paranaense coroou como campeãs a dupla das jovens Giulia Bettim e Isadora Siga Nunes.
Esta é a primeira participação da atleta na categoria sub-18. Anteriormente, Giulia atuava em dois níveis abaixo na sub-16, onde foi multicampeã. “Me sinto muito feliz com essa conquista. Ano passado, estava jogando no Sub-16, agora, estou no jogo Sub-18. Conquistar o campeonato, na minha primeira participação na categoria é um feito muito importante para mim, porque querendo ou não, as gurias de outros países do Sub-18 estão atuando profissionalmente já, jogando campeonato mundial, então temos que tentar crescer também”, expressa.
Para obter tantas conquistas nesses últimos anos, Giulia segue uma rotina intensa de treinos e reforços para sempre estar na sua melhor forma física. “Faço a minha rotina de treinamento três vezes por semana tanto na parte física quanto na quadra, e duas vezes por semana realizo jogos-treino, fico cinco dias treinando e me preparando. Nas minhas sessões priorizo o treinamento técnico e de reforço para joelho e ombro, que são as partes que mais necessitam de atenção”, informa.
O controle mental, é a chave para um atleta se sair bem. Devido a isso a jovem bento-gonçalvense trabalha para ficar tranquila e focada durante os torneios e não deixar que a ansiedade tome conta. “Neste torneio em específico a gente já conhecia os guias que a gente iria jogar contra, principalmente na final. Então como já sabíamos os pontos fortes e pontos fracos das jogadas delas, conversamos sobre isso, e montamos uma tática envolvendo isso e fez o nosso jogo baseado no erro delas. Acho que o mais difícil em todos os torneios é conseguir controlar os pensamentos, ficar tranquilo, estruturado. Então, tento principalmente na final, deixar a cabeça tranquila”, relata.
Segundo Giulia, ela usa uma estratégia de ter bastante volume de jogo na defesa, aguentar o máximo de bola, fazer a as adversárias recuarem através de jogadas e aproveitar as oportunidades para matar o jogo. “Eu e a Isadora, jogamos juntas há cinco anos, então o nosso entrosamento é muito bom. Temos uma ótima intimidade dentro de quadra para conversar sobre qualquer coisa que esteja nos incomodando, ou alguma bola que a gente não consiga pegar, algo que podemos melhorar mesmo. Para esse torneio o nosso maior ponto forte foi que conseguimos colocar em prática, os voleios e os smashs com bastante força, firmes e nos lugares certos”, revela.
Desde muito pequena, a jovem está no meio do Padel, e ao longo dos anos, foi aprendendo muito com o mesmo. “Acredito que a modalidade, assim como todo esporte, faz a gente trabalhar nosso foco, a nossa disciplina, o nosso companheirismo, o jeito de trabalhar em equipe, de conseguir falar com a sua parceria de uma maneira eficaz, a parte de aprender a perder, aprender a ganhar. Acredito que a principal lição que as pessoas podem levar pra vida, que aprendi, é que ninguém vai fazer por você as coisas, você tem que fazer com o seu esforço, com a sua dedicação, senão você não terá resultado nenhum”, conclui a atleta.
A atleta deve voltar a competir em maio na próxima etapa do Campeonato Brasileiro, em Balneário Camboriú. E seu foco está voltado para poder participar do Pan-Americano que vai ser realizado no final do ano.
Foto: Arquivo Pessoal