Foco no turismo receptivo, além dos carros-chefes Maria Fumaça e Epopeia Italiana motivam empresa a aplicar recursos em melhorias visando o coletivo
Não é de hoje que a Região Uva e Vinho caiu no gosto dos turistas. Visitar Bento Gonçalves para andar de Maria Fumaça, conhecer os atrativos do Vale dos Vinhedos, dos Caminhos de Pedra, o Vale do Rio das Antas, os Encantos de Eulália e a Rota das Cantinas Históricas tornou-se algo grandioso e o sonho de muitos brasileiros e estrangeiros. O vinho, a gastronomia, a cultura e as lindas paisagens da Região deixaram de ser o dia a dia para ser o ganha pão de milhares de pessoas.
Sob esta ótica, há 28 anos surgiu a Giordani Turismo, através da visionária família Giordani, que já atuava há muito tempo com o transporte coletivo urbano, e enxergou nesta área um grande potencial para Bento Gonçalves e arredores. À época, a Maria Fumaça foi o atrativo que trouxe ao Município um incontável número de pessoas, encantadas por realizar o percurso entre Bento Gonçalves e Jaboticaba, no Rio das Antas.
Com o passar dos anos e a visão turística, a Giordani ampliou não somente o mote de produtos e serviços, como também de investimentos que, da forma como são feitos, acabam por beneficiar toda a comunidade e, em especial, o setor em questão. A recuperação do primeiro ônibus da empresa para passeios, a construção do Parque Cultural Epopeia Italiana, o desenvolvimento do setor receptivo e da captação de eventos são algumas das peças primordiais para o crescimento da empresa e o avanço do turismo regional.
Conforme a diretora da Giordani Turismo e Eventos, Andréia Zucchi, atualmente quatro funcionários da empresa percorrem o Brasil tanto para buscar turismo de lazer quanto corporativo. “É imensurável o número de pessoas e empresas que querem conhecer nossa região. Desta forma, apresentamos nosso destino em feiras, realizamos visitas a agências e empresas, sempre com o intuito da captação. Em 2019 tivemos um incremento bem interessante no segmento receptivo, o que nos motiva a desenvolver este trabalho ainda mais intensamente.”
Porém, Andréia acredita que ainda há muito a ser feito. “Precisamos evoluir em atrativos como evoluímos em hotelaria e gastronomia. Temos novos hotéis, novos restaurantes, novos cardápios. Mas precisamos oferecer novos produtos turísticos. Foi-se o tempo em que as pessoas vinham apenas para andar de trem. Hoje elas querem mais, e é esse plus que precisamos oferecer. A nossa responsabilidade vai muito além do passeio em si”, enfatiza.
Com relação ao público que realiza os roteiros, a Diretora ressalta que 60% são de fora do Estado e chegam aqui através de pacotes oferecidos por agências. Já na área do receptivo, a maior parte dos turistas são oriundos da Região Sul, e chegam a Bento Gonçalves de veículo próprio. Outro ponto destacado por ela é que em 2018 foi iniciado um trabalho direcionado à captação de turistas de países da América do Sul, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Bolívia e Peru, em parceria com a Secretaria de Turismo do Município e também a do Estado. Portugal é outro país que já foi visitado pela empresa, buscando prospectar turistas.
Mas o trabalho da empresa não para por aí. Tanto que, em 2020, o percurso entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, além das plataformas de embarque e desembarque ganharão um alto investimento. Serão R$ 2,2 milhões aplicados em melhorias estruturais e de sinalização. Destes, R$ 1,2 mi ficarão na plataforma de Carlos Barbosa, que receberá dois vagões revitalizados, como banheiros e bilheterias, além de um memorial, e um novo palco para os shows, com a retirada da atual estrutura de banheiros e bilheterias que ficam no meio da plataforma, atrapalhando a visibilidade e a circulação de pessoas. O outro R$ 1 mi será destinado especificamente para um projeto de sinalização wayfinding, que abrange as três cidades (Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa).
Andréia adianta também que, neste montante, não estão sendo contabilizados valores que serão investidos na ampliação da plataforma de Bento Gonçalves, na reforma dos banheiros e na instalação de um vagão gourmet (um café), junto à plataforma local. “Tudo está em andamento, mas isso é um segundo tempo”, frisa.
Elas não esquecem de agradecer as pessoas que fizeram parte do processo, como o próprio Prefeito de Carlos Barbosa (Evandro Zibetti), o vice-prefeito Beto Da Fré, as arquitetas Silvana Ferrari e Kelly Zottis, a responsável pelo projeto cultural Maria Dalcin, a equipe de chapeação e pintura de Rogério Müller, Ildo Paludo e Pedro Sipp, da Tramontina, equipe da Giordani Turismo e Eventos, da Prefeitura de Carlos Barbosa e do Iphan, que entenderam a importância do Projeto. “Com todo o trabalho que realizamos, aquele local deixou de ser uma plataforma de embarque e desembarque e passou a ser um ponto de referência. É um lugar para aproveitar, com banheiros, com posto de informações, com beleza, comodidade e organização. Temos muito orgulho do trabalho realizado e da parceria que firmamos”, finaliza.
Trenzinho da Alegria
Acompanhada pela gestora de marketing da empresa, Jana Brun Nalin, Andréia abre um largo sorriso quando fala da recém-inaugurada “Mariazinha” na Estação de Carlos Barbosa. Seus olhos brilham ao contar a história do trenzinho que poderia ter virado sucata, mas se transformou numa grande atração. “Tudo começou politicamente mesmo. Eu estava numa reunião com o prefeito de Carlos Barbosa, Evandro Zibetti, e outros empresários, para tratar de um assunto que nada tinha a ver com isso, até que ele disse que tinha o desejo de tirar a máquina de onde estava, abandonada e se deteriorando desde 2008. A Tramontina topou abraçar a causa conosco, e dividimos as despesas que, no total, chegaram a R$ 170 mil. O trabalho social que a empresa (Tramontina) faz na cidade é muito forte. Eles têm um olhar de entrega, de melhoria das condições da comunidade, um comportamento humano, geram motivação no contexto em que estão inseridos”, diz emocionada.
Fotos: Giordani Turismo / Divulgação e Guilherme Kalsing