Projeto que nomina o espaço no bairro São Roque foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 17 de junho

Após uma votação unânime, o ginásio do bairro São Roque, em Bento Gonçalves, será rebatizado em homenagem a Elvio Atzler de Lima, figura emblemática da política e do movimento sindical do Rio Grande do Sul. O projeto de lei, apresentado pelo vereador Anderson Zanella (Progressistas), recebeu apoio unânime da Câmara Municipal, consolidando assim a mudança para Ginásio Municipal Elvio Atzler de Lima.

Natural de Santiago do Boqueirão, Elvio Atzler de Lima deixou uma marca indelével não apenas na esfera política local, mas também como líder sindical. Sua carreira teve início nas renomadas empresas Móveis Aldo Cini, Todeschini e Cia de Móveis Três S, onde adquiriu vasta experiência antes de se destacar no cenário sindical, tornando-se presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (STIMMME) e da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos, Mecânicos, Material Elétrico, Eletrônico, Implementos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul (FETRAMEIAG-RS).

Sua incursão na política foi natural, impulsionada pela proximidade e pelo diálogo constantes com a comunidade. Ele foi eleito vereador pelo MDB em 2008, conquistando a maior votação entre os candidatos do partido. Em 2016, repetiu o feito, consolidando sua popularidade e comprometimento com os interesses da população de Bento Gonçalves.

Durante seu mandato de 2017 a 2020, Lima priorizou projetos nas áreas da saúde, segurança e educação, sempre pautado pelo contato direto com a comunidade para identificar suas necessidades mais urgentes e buscar soluções eficazes. Sua atuação foi interrompida tragicamente em janeiro de 2020, aos 64 anos, devido a complicações de um infarto, deixando um legado de serviço público e comprometimento comunitário.

A decisão de renomear o ginásio em homenagem a Elvio Atzler de Lima foi celebrada por familiares, amigos e colegas, que reconhecem sua vida dedicada ao bem-estar coletivo e à defesa dos interesses dos trabalhadores. O vereador Zanella destacou a importância da homenagem como forma de eternizar a contribuição significativa de Lima para o desenvolvimento da região. “Nada mais justo do que perpetuar seu nome no local onde tanto contribuiu, marcando assim sua memória de maneira honrosa e merecida”, enfatiza.

Amigos e familiares recordam o legado de Elvio

“Sinto muito orgulho, afinal, quando ele veio para Bento Gonçalves em uma época em que as coisas não eram tão fáceis como agora, construiu uma família e uma vida pública respeitada. Ele foi honrado, ajudou muitas pessoas e contribuiu significativamente para o desenvolvimento da cidade por meio de sua vida pública. Como presidente do bairro São Roque, é importante destacar o quanto ele lutou para que este ginásio fosse construído, assim como a escola de turno integral e outras obras importantes para o bairro e para Bento Gonçalves em geral. Contar a história do meu pai precisaria de um livro”.
Jober de Lima – filho

“Falar do meu pai é uma tarefa fácil, pelo ser humano incrível que foi. Sempre alegre e prestativo, muito colaborou para o fomento da comunidade em geral, pelo bairro onde sempre residiu, e para com as pessoas que o cercavam. Gostava muito e então promovia jantares beneficentes para auxiliar entidades assistenciais. A sua feijoada era a mais popular. Além de idealizador dos projetos, era ele quem cozinhava e finalizava com seu tempero especial. Meu pai sempre teve como prioridade projetos nas áreas de saúde, segurança e educação. Para ele, os principais para o progresso de uma sociedade prosperar”.
Jonatan de Lima – filho

“Falar do Elvio é fácil. Uma pessoa de grande bondade e índole. Aos domingos, nos reuníamos para tomar chimarrão, contar piadas, que era o que ele gostava. Apaixonado por cozinhar, reunir amigos e familiares, Elvio fazia uma feijoada inconfundível. Sempre quis manter a família unida. Quando precisávamos dele, sempre esteve à disposição. Só nos resta saudades”.
Marino de Lima – irmão

“Elvio de Lima foi um líder sindical de extrema relevância para o setor metalúrgico de Bento Gonçalves e região. Na condição de presidente do STIMMME-BG, construiu um legado de valorização não só ao trabalhador, mas a toda família metalúrgica; foi defensor dos direitos dos trabalhadores e protagonista de importantes conquistas coletivas; consolidou as relações positivas e construtivas entre empregador e empregado e, ainda, inseriu a entidade no cenário representativo de âmbito nacional, participando ativamente das pautas importantes para os metalúrgicos. Todas as homenagens conferidas a sua pessoa são verdadeiramente merecidas, importantes reconhecimentos a uma liderança que deixou seu nome na história do município”
Deoclides dos Santos, presidente do STIMMME-BG

“Elvio foi, durante muitos anos, um parceiro profissional e, mais do que isso, um amigo. Durante o tempo em que convivemos, compartilhamos vários episódios que confirmaram seu caráter íntegro, seus valores e, principalmente, seu cuidado com as pessoas. Seja na condição de líder sindical, comunitário ou político, conquistou o respeito de todos por sua postura, autenticidade e integridade. Reconhecer suas contribuições e enaltecer seu exemplo são merecidas formas de homenagear sua vida e trajetória”.
Viviane Somacal – amiga e colega