Vemos com certa apreensão que algumas instituições de ensino, quando abordam o tema da administração são muito rasas em relação às atividades relevantes para o gerenciamento de uma empresa. Em nosso entender, desde o ensino fundamental, as escolas deveriam começar a instruir as crianças sobre assuntos como empreendedorismo, gestão, liderança, administração do próprio tempo, comunicação e condições do autodidatismo, como complemento à formação profissional.
O tema ‘gestão de negócios’, para diversas pessoas, é visto como algo não interessante, porque entendem que se trata de uma atividade chata, entediante, monótona ou cansativa. Muito disso está atrelado ao pensamento de que gestão diz respeito apenas ao setor financeiro da empresa, aos valores do dinheiro, gastos, lucros e outros indicadores numéricos. Na verdade, a gestão de negócios na prática é muito maior do que apenas ler e interpretar números.
Para o bom gerenciamento de um negócio existem alguns pilares essenciais, que são as finanças, vendas e a gestão de pessoas, e uma sem a outra, acaba como uma engrenagem que não funciona. Saber gerir o dinheiro de forma correta é imprescindível! Não se pode misturar dinheiro pessoal com os recursos da empresa e infelizmente isso ocorre frequentemente no mercado. É necessária disciplina quanto à forma de divisão do dinheiro entre o empresário e empresa.
A área comercial, claramente, está entre atividades que necessitam de grande atenção, porque é ela que traz os lucros para a empresa e garante sua sobrevivência. Investir tempo apenas nos controles financeiros e operacionais, não garantem sua permanência no mercado! É preciso vender!
A gestão de pessoas, é outro pilar que se tornou uma das atividades mais importantes na administração moderna, porque toda empresa é constituída de indivíduos, e são eles que tornam nossos negócios possíveis. Todo negócio é feito de pessoas e para pessoas! Sem elas só há força de vontade!
Existem muitas teorias sobre gestão que são explicadas em milhares de salas de aula pelo mundo inteiro, no entanto, é possível aprender bastante além dos estudos, bastando, observar, se informar, praticar e aplicar, conquistando a experiência necessária para adquirir autoridade no assunto. Logo, é insuficiente que se estude apenas teorias nas escolas e não as aplique no cotidiano empresarial.
Por isso, as experiências do quotidiano, que nem sempre dão certo, são extremamente importantes para o aprendizado da liderança que rege qualquer negócio. Como prega um milenar provérbio japonês, “pouco se aprende com as vitórias, mas muito com as derrotas”. Mas o que vemos nas livrarias são inúmeros livros, ditando e receitando regras para se ter um negócio perfeito e infalível. Isso, na prática, nem sempre funciona. Erros fazem parte de qualquer negócio de sucesso, a diferença está em como se lida e se gerem eles.
Uma atitude importante na administração moderna é direcionar os recursos financeiros de forma correta e pensada. Testem, errem e concertem rápido! Cuidem bem de seus clientes! Sem clientes não há empresa e não há gestão. O cliente pode simplesmente demitir todas as pessoas da sua empresa, inclusive o empresário e levar seu dinheiro para gastar em outro lugar. Simples assim!
Tem uma nova economia surgindo, tudo mudando muito mais rápido e ter uma nova geração de empreendedores, preparados para tocarem suas empresas se faz mais do que necessário. Os executivos precisam mudar suas mentalidades e entenderem que eles devem começar sozinhos, mas sabendo que no futuro devem ser dispensáveis para as organizações. Significa que eles não são super-heróis que fazem tudo sozinhos mas empresários que devem saber contratar as pessoas certas para compor um ecossistema onde todos performer o máximo possível e eles possam dedicar tempo para as estratégias para o negócios crescer. Quando se trata de gestão de negócios, feito é melhor que perfeito.
Loredana Lacava Andraus
Administradora de Empresas, pós-graduada em Negócios Internacionais