Após a formatura de 26 novos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), realizada na última semana, na quarta-feira (14), os agentes começaram a utilizar câmeras acopladas ao corpo, que registra todas as ações realizadas em tempo real. Ao total o município alugou 20 câmeras, que estão sendo utilizadas pela GCM e também pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT). Todas as imagens captadas durante as operações ficam armazenadas no centro de tecnologia da própria Secretaria de Segurança.
O comandante da GCM, Marcelo Gonçalves Pereira, comentou sobre a utilização das câmeras. “Sempre que o profissional entrar em serviço ele vai estar equipado com a câmera. O protocolo diz que tem que ser pelo menos um equipamento por viatura, o que garante a segurança da equipe que estiver nas ruas. Esse equipamento é muito importante porque nos dá um amparo legal, já que temos um trabalho técnico de segurança pública. Isso transmite segurança para a população e para o próprio agente”.
A oficial da GCM Tássia Oliveira também destacou sobre os novos equipamentos. “Com certeza eu me sinto mais segura, porque é uma proteção para o nosso trabalho diário, em cada abordagem que formos fazer, além, é claro, para as pessoas. Esse equipamento chegou numa boa hora”.
O agente de trânsito, Rafael Faccin, também comentou sobre a utilização dos equipamentos. “As câmeras são de suma importância, pois além do avanço tecnológico, tornam transparente a conduta do agente em relação a abordagem. E também por parte de quem está sendo abordado”.
O secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, destacou que “com a formação dos novos agentes, locação de veículos, compra de equipamentos e videomonitoramento vamos ampliando o trabalho realizado para o cidadão. A utilização da câmera nas operações vai ser de suma importância pelo fato de que não será perdido nada dos atendimentos. São esses benefícios, alinhados a uma atuação transparente dos agentes públicos, auditada e pautada em respeito aos direitos humanos, capaz de gerar resultados mais efetivos na comprovação de práticas delitivas”.
Os equipamentos são alugados, com recursos próprios no valor de R$ 4.062,02 mensais, incluindo as câmeras e as estações (dock stations), a chamada caixa onde diariamente são baixadas as imagens para armazenamento.
Fonte: Assessoria de Imprensa