Os preços médios da gasolina nas refinarias vai sofrer novo reajuste de 10% a partir desta terça-feira, 9 de junho. A informação foi confirmada pela Petrobras na segunda-feira, 8 de junho. O diesel segue estável. Este é o primeiro aumento no mês. Em maio foram quatro subidas consecutivas.
De acordo com a Petrobras, a política de preços busca seguir valores de paridade de importação, que levam em conta os preços do petróleo no mercado internacional, mais custos de importadores e também com o impacto cambial.
O aumento na gasolina vem após um salto de mais de 19% na última semana nas cotações do petróleo Brent, considerado referência internacional. O otimismo com a recuperação econômica nos Estados Unidos e na China depois de impactos da pandemia de coronavírus também influenciaram na alta do combustível.
Mesmo com o novo reajuste, o preço da gasolina acumula queda de 24%. O repasse dos valores aos consumidores finais dependerá de uma série de questões que envolvem margem da distribuição e revenda, impostos embutidos e adição obrigatória de biodisel.