Você quer cobrar de alguém o porquê a gasolina (os combustíveis em geral) está cara?
Cobre de seu governador.
Muitos das empresas de comunicação entrevistam políticos, falam de cartel de preços, comentam que os preços só sobem e não raras vezes colocam no colo dos empresários donos dos postos a razão dos preços serem altos. Está errado isso.
Os maiores culpados nunca são chamados à responsabilidade.
Quem é o grande culpado? Os governos estaduais. Depois o governo federal.
A Petrobras pode ser culpada também, talvez, bem como, o custo do transporte da refinaria até os postos mas os governos estaduais tem a maior parcela de culpa.
Na gasolina, numa média nacional, os impostos são responsáveis por 46% do preço do produto: 29% o governo estadual ( ICMS ) e 15% o federal ( CIDE, PIS/PASEP E COFINS).
O dono do posto precisa pagar as despesas do posto, o frete, a inadimplência e tudo mais com uma fatia muito reduzida, somente 12% do preço. Ou seja, se sobrar alguma coisa, sobra 2-4% no máximo.
No diesel, por ser combustível para o transporte de mercadorias, o percentual de impostos é um pouco menor, mas, mesmo assim, 23% do preço são impostos, com a maior fatia ainda na mão dos governos estaduais.
Amigos(as), cobremos primeiro dos governadores uma redução forte nos impostos; depois cobremos do governo federal e também da Petrobras.
Até que essa situação da carga tributária não seja encaminhada para uma redução drástica, os preços não baixarão sensivelmente.
Comecemos a cobrar então das pessoas certas.
Pense nisso e sucesso.