Ontem comprei uvas, maravilhosas, e todos os dias esta fruta tem feito parte do cardápio da casa. Tinha até uvas sem semente.
Uva com melancia não faz mal e, mesmo assim, ainda temos aquele medo de comer as duas juntas. Diziam que “empedrava” no estômago.
O fato é que a disponibilidade de frutas na gôndola dos que comercializam tem uma variedade que não era comum há poucas décadas atrás.
Apareceram frutas novas, como o kiwi, outras disponíveis o ano inteiro, como a manga, e algumas fora de época das safras.
É sobre estas FORA DE ÉPOCA que queremos comentar.
Agora estão disponíveis os pêssegos de Pinto Bandeira, que são “carnudos”, cheirosos, gostosos e suculentos. Comam pêssegos fora da época da safra e vão sentir a diferença: bonitas e cheirosas, mas sem suco e sem sabor.
As maçãs tem melhorado sua posição pois aquelas argentinas, bonitas e cheirosas, passaram a ser substituídas pelas maçãs brasileiras, aí de Vacaria, e o sabor superou a enganação daquela cor vermelhinha das compradas no país vizinho, que mordidas parecia serragem.
As laranjas também estão disponíveis o ano inteiro mas cuidado: tem algumas que parecem espiga de milho, com seus gomos ressequidos e sem gosto. É melhor aguardar nossa safra de inverno quando teremos laranjas melhores. Exceção para as laranjas de suco que os paulistas conseguem produzir.
Vergamota, nem falar: aguardem a safra do Rio das Antas.
Tudo isto é para reafirmar aquilo que dizia o “Seu” Pedro:
-“Tuzi! Manhe quela de lá época!” (Escrevi bem como ele falava).
Em parte era por que as frutas da época eram mais baratas mas, de fato, eram frutas melhores, mais saudáveis e mais saborosas.
Façam uma passeio pelas colônias de Bento Gonçalves e observem que os agricultores estão colocando para venda as frutas que produzem. Isto é ótimo e não está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Paris e Nova York. É um privilégio nosso que podemos e devemos aproveitar todos os santos dias.
E dê-lhe fruta! É muito melhor do que tomar remédios.
Para aqueles que gostam do “vinho doce”, a dica: na colônia estão produzindo com outro nome: suco de uva. Sabemos distinguir muito bem o suco de uva, industrializado (maravilhosos), do vinho doce, que só é oferecido na época da safra da uva. É EXCELENTE e mesmo gelado, dura pouco tempo.
Se você não conhece, experimente VINHO DOCE, é coisa de época.