Após os deslizamentos que assolaram o interior de Bento Gonçalves no início de maio, as equipes de resgate e reconstrução mantêm um esforço incansável para desobstruir as vias e restabelecer a normalidade na região. Mais de 100 deslizamentos de grande porte foram registrados, exigindo uma resposta ágil e coordenada do poder público e do setor privado. Atualmente, mais de 30 frentes de trabalho estão em operação, com a participação ativa da Prefeitura de Bento Gonçalves, do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da iniciativa privada representada pelo grupo Unidos por Bento.
Na terça-feira, 14, teve início a construção de uma ponte na localidade da 40 da Graciema, visando restabelecer o fluxo viário na região. Além disso, estão em andamento os trabalhos de recuperação de dois travessões entre a RS 444 e a localidade do 15 da Graciema, bem como a recomposição das estradas de Santa Lúcia, 40 da Graciema e Linha Zemith. Outras áreas também estão sendo atendidas, como o acesso ao km2, em Tuiuty, e as vias BR-470, ERS-431, Imaculada Conceição, Vale Aurora, Linha Demari, Santa Lúcia, entre outras.
O prefeito Diogo Siqueira ressaltou a importância do esforço conjunto para recuperar as estradas e garantir melhores condições de trafegabilidade, especialmente nas vias que conectam a região. “As ações continuam em andamento, incluindo a busca pelos desaparecidos, a análise dos riscos geológicos e o acesso às comunidades afetadas”, destaca.