O Rio Grande do Sul tem enfrentado uma semana de chuva intensa, com volumes que já ultrapassam os 100 milímetros em várias regiões do estado. O Oeste, o Centro e o Sul do estado são as áreas mais afetadas, devido a uma frente fria que chegou ao estado no fim de semana e não avançou para o Norte devido ao bloqueio atmosférico na região central do Brasil.
Atualmente, a frente fria está semi-estacionária entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, resultando em chuvas frequentes e temporais isolados de granizo, com maior intensidade no território uruguaio. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a precipitação acumulada desde o fim de semana até a madrugada desta quarta-feira, 7 de agosto, atingiu 137 milímetros em Rio Grande, 127 milímetros em Caçapava do Sul, 111 milímetros em São Vicente do Sul e 100 milímetros em Santiago.
A previsão para a tarde e a noite desta quarta-feira aponta que o sistema frontal começará a avançar para o Norte, impulsionado por uma massa de ar frio oriunda da Argentina. Esse movimento trará chuva para todas as regiões do Rio Grande do Sul, com precipitações começando cedo no Oeste e no Sul. Na Metade Norte, a instabilidade será mais acentuada à medida que o sistema frontal avança.
Em Bento Gonçalves, embora a instabilidade seja prevista, os volumes de chuva devem ser relativamente baixos, com possibilidade de pancadas localmente fortes e passageiras. As temperaturas no estado devem variar entre 16ºC e 26ºC ao longo do dia.
Para quinta-feira, 8 de agosto, a frente fria começará a se afastar, trazendo a entrada de ar mais frio no Rio Grande do Sul. Apesar da possibilidade de chuvas ou garoas esparsas em alguns pontos, as nuvens devem diminuir ao longo do dia, permitindo que o sol apareça em grande parte do estado.