A Secretaria da Segurança Pública (SSP) determinou o deslocamento de 40 servidores da Academia de Bombeiros Militar e duas equipes, compostas por oito militares da Força de Resposta Rápida (FR2) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), para prestar auxílio aos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que atuam no combate a incêndio na Estação Ecológica do Taim, em Santa Vitória do Palmar.
Os bombeiros militares terão, também, o reforço de aeronaves da Brigada Militar e Polícia Civil, para trabalhar na contenção das chamas que atingem uma das principais áreas ambientais do país.
O efetivo deslocado se soma aos militares do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3º BBM), totalizando 60 servidores que atuarão diretamente no combate ao incêndio. Será montado um quartel de campanha, para coordenar a operação. Quatro oficiais do CBMRS também estarão na equipe, para coordenar os trabalhos.
Desde a segunda-feira (12/12), quando começou o incêndio na área devido a uma descarga elétrica, os bombeiros do 3º BBM compareceram à reserva para prestar apoio aos brigadistas do ICMBio. Com o avanço das chamas, as forças de segurança decidiram deslocar um efetivo maior, para auxiliar no combate. As equipes permanecerão na reserva enquanto houver necessidade de apoio para conter as chamas.
As chamas
Até o momento aproximadamente 2,5 mil hectares foram atingidos pelo fogo. A reserva tem cerca de 33 mil hectares entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. O último incêndio de grandes proporções no Taim aconteceu em 2013, quando o fogo atingiu 5,6 mil hectares e levou 10 dias para ser controlado.
Fotos: Lauro Alves
Fonte: Governo do Estado