A queda de um balão de ar quente em Praia Grande, no sul de Santa Catarina, na manhã deste sábado (21), causou a morte de oito pessoas e deixou outras 13 feridas. Entre as vítimas fatais estavam dois passageiros naturais do Rio Grande do Sul: Fabio Luiz Izycki, de 42 anos, natural de Barão de Cotegipe, e Juliane Jacinta Sawicki, de Carlos Gomes.

O acidente ocorreu na região conhecida como “Capadócia brasileira”, ponto turístico que atrai visitantes de todo o país para voos de balão. De acordo com informações preliminares colhidas pela Polícia Civil de Santa Catarina, o incêndio começou no cesto da aeronave quando ela estava a cerca de 200 metros de altura.
Uma das hipóteses investigadas é que o fogo tenha sido causado por um maçarico que estava no chão do cesto. O equipamento é usado para acionar o gás que aquece o balão.
A empresa responsável pelo voo, a Sobrevoar Serviços Turísticos, afirmou em nota que o piloto, Elvis Crescêncio, adotou os procedimentos de emergência durante o incidente. A defesa do piloto informou que o balão era novo, com apenas seis meses de uso, e que havia capacidade para 24 passageiros. No momento do voo, 21 pessoas estavam a bordo.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o advogado da empresa e do piloto, Clóvis Raupp Scheffer, destacou que o voo acontecia dentro das normas estabelecidas e que a empresa possui toda a documentação necessária junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ele também afirmou que foram realizadas checagens de segurança, incluindo no extintor de incêndio, antes da decolagem.
A Anac informou, em comunicado, que acompanha os desdobramentos e que, por suas características, o balonismo é uma atividade classificada como de alto risco, ocorrendo “por conta e risco dos envolvidos”.
A Polícia Civil de Santa Catarina segue com a investigação e realizou diligências na sede da empresa para verificar a documentação e ouvir sobreviventes e o piloto.
Além de Fabio e Juliane, as vítimas confirmadas são: Andrei Gabriel de Melo, Everaldo da Rocha, Janaina Moreira Soares da Rocha, Juliane Jacinta Sawicki, Leandro Luzzi, Leane Elizabeth Herrmann e Leise Herrmann Parizotto.
Fonte: GZH
Fotos: Reprodução redes sociais