Uma ação de fiscalização realizada pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT), vinculado à Secretaria de Segurança (Semseg), vistoriou 17 locais nesta quinta-feira, 8 de janeiro, após denúncias de veículos abandonados em vias públicas do município.
Durante a operação, 10 veículos foram notificados para retirada pelos proprietários. Outros sete já haviam sido removidos anteriormente. Conforme o DMT, após a notificação, os responsáveis têm prazo de dez dias para retirar os veículos; caso contrário, eles são recolhidos ao depósito da Prefeitura.
A presença de veículos abandonados em vias públicas é considerada um problema por favorecer o acúmulo de lixo e a proliferação de insetos, roedores e do mosquito Aedes aegypti. Além disso, esses veículos podem ser utilizados como abrigo improvisado e contribuir para a ocorrência de atividades ilícitas, como o consumo de drogas.
Ainda de acordo com dados do DMT, somente em 2025, 41 veículos abandonados já foram retirados das vias públicas. A ação tem respaldo na Lei nº 5.964/2015, que autoriza a remoção de carcaças e veículos abandonados como medida voltada à segurança, à saúde pública e ao bem-estar da população.
Foto: DMT / Divulgação