A 17ª Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil) gerou uma projeção de R$ 1,74 bilhão em negócios e atraiu 20.750 visitantes entre os dias 4 e 7 de agosto, em Bento Gonçalves (RS). O evento reuniu mais de 300 marcas nacionais e internacionais e apresentou máquinas, matérias-primas, tecnologia, ferramentas e serviços para a cadeia produtiva de madeira e móveis, superando as expectativas de público e volume de negociações.
Com participação de visitantes de todas as regiões do Brasil e de 31 países, a feira teve, segundo a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), o dobro do tamanho em relação à edição anterior, com novos segmentos e marcas. Para o diretor internacional da Movergs, Daniel Segalin, o evento reafirmou a relevância do Brasil no mercado global, especialmente na América Latina, como fornecedor de tecnologia e insumos para a indústria moveleira.
Entre os visitantes internacionais, esteve o empresário colombiano Jorge Alvarez, que destacou a vinda ao país como oportunidade para fortalecer relações comerciais e conhecer soluções que não estavam no seu radar antes da feira.
A programação contou com ações voltadas ao comércio exterior, como a recepção de importadores de países estratégicos e a criação de um Lounge VIP para público estrangeiro. Um dos destaques foi a parceria com o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), que reuniu 15 micro e pequenas empresas gaúchas em um estande coletivo e em rodadas de negócios internacionais. Também houve o Projeto Comprador do Brazilian Furniture, que trouxe 10 importadores de oito países, em ação promovida pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e ApexBrasil.
No mercado interno, cerca de 270 rodadas de negócios nacionais foram realizadas em parceria com o Sebrae RS, conectando pequenas empresas a compradores qualificados de diferentes regiões do país.
Criada em 1993, a Fimma Brasil é considerada um dos cinco maiores eventos do mundo no segmento, com foco em negócios entre fornecedores e fabricantes de móveis. A próxima edição já está confirmada para ocorrer de 9 a 12 de agosto de 2027, novamente em Bento Gonçalves.