Movimentação nas ruas aumentou nos últimos dias com reabertura de indústrias e parte das empresas de comércio e serviços. Mesmo assim, alerta é para que seja mantido isolamento e observadas regras para evitar o coronavírus
Não há decreto programado para este final de semana flexibilizando ainda mais as atividades econômicas no município de Bento Gonçalves. Foi o que garantiu na quarta-feira, 8, o prefeito Guilherme Pasin, acentuando que uma mudança de postura permitindo a reabertura de mais estabelecimentos comerciais depende do que for determinado pelo governo do estado. No começo do mês o governador Eduardo Leite assinou decreto prorrogando a quarentena, no comércio, até o dia 15, e das atividades escolares até o fim do mês, dia 30.
Segundo o prefeito Pasin, “a liberação geral das atividades que movimentam a economia depende do que for decidido pelo (governo do) estado. Já que o Ministério Público Estadual (MPE) alinhou estados e municípios, temos que aguardar”, disse o prefeito. Como cidadão e alheio à sua condição de governante municipal, Pasin se posiciona favorável às regras que estabelecem o isolamento, como vem sendo feito, como maneira de evitar o contágio e a propagação da Covid-19, o coronavírus.
Ele lembra que a situação pode mudar – “assim como o vírus é mutante”, disse – mas enquanto não houver novo regramento neste sentido recomenda que as pessoas sigam em quarentena, adotando todas as medidas preventivas possíveis para evitar que sejam acometidas pela doença. “Acho que o isolamento é a melhor maneira para a prevenção, e a forma como isso vem sendo feito está gerando os resultados que já vêm sendo observados pelas pessoas”, acentuou.
Comportamento
O prefeito de Bento até elogiou a forma como as pessoas têm respondido aos apelos para que se mantenham em isolamento, dentro de casa. “Se comportaram bem”, na avaliação dele. “Atenderam de forma satisfatória ao nosso chamamento nos primeiros 16 dias dessa quarentena. Isso nos deu tranquilidade para que tomássemos a decisão de fazer a reabertura gradual de parte das empresas do município”, afirmou. Sobre o maior movimento de pessoas nas ruas, no começo desta semana, o prefeito Guilherme Pasin disse acreditar que isso se deu por causa do calendário de pagamento de aposentados e pensionistas.