Além disso, entidade pede a entrada do futebol de areia na maior competição esportiva do mundo
A Fifa anunciou na quinta-feira, 3 de outubro, que solicitará ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a inclusão oficial do futsal e do futebol de areia no programa esportivo das Olimpíadas. O pedido foi feito durante uma reunião do conselho da entidade, realizada em Zurique, na Suíça.
Será a primeira vez que a Fifa faz uma representação formal pela entrada do futsal nos Jogos Olímpicos. Anteriormente, a Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), primeira entidade a administrar o futsal mundialmente, chegou a realizar campanhas para essa inclusão, mas nunca de forma oficial junto ao COI.
De acordo com o documento divulgado após a reunião, a Fifa traça objetivos estratégicos para o ciclo até 2027, e confirma a intenção de propor a inclusão de ambas as modalidades nas Olimpíadas. O texto menciona: “Dados os níveis de participação ao redor do mundo, a Fifa também vai propor que tanto o futsal quanto o futebol de areia sejam considerados como disciplinas distintas de futebol nos Jogos Olímpicos daqui em diante”.
Além disso, a entidade pretende solicitar ao COI um aumento no número de seleções participantes do torneio de futebol feminino nas Olimpíadas, passando de 12 para 16 equipes. Essa ampliação tem como objetivo fortalecer ainda mais a modalidade, que vem crescendo em todo o mundo.