A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou, na noite desta quinta-feira, 6 de março, a equipe de arbitragem que comandará o clássico Gre-Nal 445, válido pela primeira partida da final do Campeonato Gaúcho 2025. Atendendo ao pedido de Internacional e Grêmio, o árbitro escolhido é Ramon Abatti Abel, de 35 anos, pertencente ao quadro da Fifa e filiado à Federação Catarinense de Futebol.
O confronto entre os dois maiores clubes do Rio Grande do Sul ocorrerá neste sábado (08), às 17h45min, na Arena do Grêmio. A arbitragem de vídeo (VAR) ficará sob a responsabilidade de Daiane Muniz, de 36 anos, que também faz parte do quadro da Fifa e pertence à Federação Paulista.
Além disso, a equipe de arbitragem contará com Rodrigo Figueiredo Henrique Correa, do Rio de Janeiro, e Bruno Boschilia, do Paraná, como assistentes. Ambos são da Fifa. O quarto árbitro será Jeferson Ferreira de Moraes, de Goiás. O AVAR (assistente do VAR) será Fabricio Porfirio de Moura, também da Federação Paulista.
Pedido dos clubes influenciou na escolha
A escolha de um árbitro de fora do Rio Grande do Sul veio após um pedido formal do Internacional nesta semana, com o objetivo de evitar possíveis polêmicas. O Grêmio já havia manifestado interesse nessa decisão logo após o primeiro jogo da semifinal contra o Juventude.
Esta será a segunda vez que Ramon Abatti Abel apita um Gre-Nal. No Brasileirão de 2024, ele foi o responsável pelo clássico 442, disputado no estádio Couto Pereira, em Curitiba, onde o Internacional venceu o Grêmio por 1 a 0.
Escala de arbitragem para o Gre-Nal 445
- Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)
- Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ)
- Assistente 2: Bruno Boschilia (Fifa-PR)
- Quarto árbitro: Jeferson Ferreira de Moraes (GO)
- VAR: Daiane Muniz (Fifa-SP)
- AVAR: Fabricio Porfirio de Moura (Fifa-SP)
Reprodução/Cesar Greco