Evento terá seis dias de programação para escolas, entidades e comunidade do município

Com programação diversa que celebra o movimento cultural, o Sesc Hip Hop realiza a sua 5ª edição em Bento Gonçalves. De 11 a 17 de agosto, o evento gratuito promove sessão de cinema, oficinas para instituições que atendem pessoas da educação especial e escolas, bate-papos, batalhas de rima, breaking e shows, com destaque para a apresentação do rapper paulistano Renan Inquérito, que homenageia a cultura e a resistência do hip hop no Brasil. Promovida pelo Sesc Bento Gonçalves em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação, a programação visa aproximar a comunidade deste universo do movimento hip hop, que fomenta a cultura urbana no município.
A iniciativa, que nasceu com um formato modesto no Teatro do Sesc, expandiu suas fronteiras e, neste ano, alcança um novo patamar, com uma programação ampla e destacada que busca levar a cultura hip hop para diferentes públicos.
Willian Balestrin, um dos organizadores do festival, destaca a importância do evento. “Ele vem para justamente dar esse respaldo, levar a cultura urbana, que já está na cidade há muitos anos, para um público muito mais abrangente. A gente já vem fazendo um trabalho cultural, com eventos. O próprio Bearing the Scythe, que era um festival internacional, que trazia pessoas da América Latina inteira para vivenciar essa cultura urbana na cidade. Hoje, o festival do Sesc, ele vem para acrescentar, fomentar junto, tanto com as atividades, com a maturidade urbana, que é um público de 50+”, explica.
A programação é um reflexo desse crescimento. As atividades incluem oficinas de grafite, DJ e rap com diversas associações da cidades. Cristina Rasera, produtora do Sesc, salienta a importância de dar visibilidade para os coletivos locais de hip hop. “Eles fazem bastante, e o Sesc chega para dar mais força a essa cultura para as pessoas conhecerem um pouco mais. Para desmistificar a cultura do hip hop”, afirma.
Uma das grandes novidades da quinta edição é o show nacional de encerramento, que contará com a presença do rapper Renan e Kérito. Além disso, as batalhas de break terão a presença de um jurado internacional, um b-boy que está passando uma temporada no Brasil e que se conectou com a cena de Bento Gonçalves por meio de eventos anteriores. A inclusão de um jurado estrangeiro é considerada um marco, elevando o status do festival.
Em paralelo, o festival busca dar protagonismo a mulheres e pessoas com mais de 50 anos, a chamada “maturidade urbana”. Haverá um documentário sobre o projeto, e mulheres estarão à frente de atividades, como a discotecagem e a fotografia, com a participação da DJ Laís Regina e da fotógrafa Ramone.
“O Sesc Hip Hop chega à sua 5ª edição provando que a cultura hip hop é, de fato, parte da identidade gaúcha. A programação destaca o movimento em várias frentes, promovendo artistas locais e nomes consagrados no cenário nacional, além de fomentar ações educativas em escolas e instituições assistenciais. Mais do que uma celebração ao hip hop, o evento propõe uma imersão neste movimento”, comenta o diretor do Sesc Bento Gonçalves, Jaques Fachinelli.
Atividades para todos os públicos

A quinta edição do Festival Sesc Hip Hop ocorrerá entre os dias 11 e 15 de agosto, com atividades que se estendem por toda a semana. O festival busca desmistificar a cultura hip hop em uma cidade com forte influência da imigração italiana, valorizando seus quatro elementos.
A agenda iniciará pelas instituições de ensino. Entre os dias 11 e 15, estudantes da rede pública poderão acompanhar batalhas de dança Breaking – competições em que dançarinos, em duplas ou grupos, se enfrentam, demonstrando suas habilidades em movimentos acrobáticos e de chão, ao som do hip hop. Haverá também apresentações de rima, com MCs que irão abordar temas diversos, usando a criatividade e o humor no improviso. No total, seis escolas do município receberão as atividades.
A programação educativa inclui, ainda, oficinas para pessoas com deficiência física, visual e auditiva, além de um grupo de idosos, promovendo a inclusão e a superação de barreiras. As aulas irão abordar os quatro elementos fundamentais do hip hop: Rap, DJ, Breaking e Graffiti, que, embora distintos, se entrelaçam formando a base do movimento. A agenda dos encontros pode ser conferida à seguir.
No dia 14, quinta-feira, às 20h, o Rap da Cidade irá promover uma noite de shows com rappers e grupos de Bento Gonçalves, que irão apresentar suas músicas autorais, em uma noite de celebração do rap produzido no município. Os shows acontecem na Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto), com entrada gratuita para a comunidade em geral. Participam os artistas Sintonia Gangstar, MLmcs, D’hua, Original Raikiri, Flash Mc, Ragnarok, Poetas no Trono, Gil do TC, Ronny 091 e Sarate. Levando o movimento urbano ao ambiente do teatro, a noite ainda terá a presença do MC Junin e DJ Lock.
Integra a programação, ainda, uma sessão de cinema no dia 13, às 19h, também na Fundação Casa das Artes, para a exibição de estreia do curta-metragem documental “Hip Hop na Maturidade”, dirigido por Lau Graef e Pedrinho Festa. A obra aborda o projeto Maturidade Urbana, desenvolvido em Bento Gonçalves com o público 50+ desde 2022, e foi produzida com recursos da Lei Paulo Gustavo, trazendo entrevistas com onze alunas do projeto, com idades entre 54 e 83 anos, que refletem sobre temas como envelhecimento, etarismo, gênero e sociedade, sob a lente da inserção desse público na cultura hip hop.
Domingo, dia 17 de agosto

O encerramento do Sesc Hip Hop será no domingo, dia 17, a partir das 13h, na Rua Coberta (Rua Dr. Rolando Gude, 11-187 – Planalto). A data contará com apresentação do grupo Maturidade Urbana, apresentação de grupos de danças urbanas, batalha da praça, com batalha de rima e intervenção de MCs, batalha de breaking, jam de graffite, exposição e shows. Atração nacional da programação, Renan Inquérito traz o show “INQUÉRITO: 25 ANOS-LUZ”, que celebra a clássica formação do hip hop, com DJ e MC’s, microfones e toca-discos, além de performances poéticas entre as músicas, mostrando a força da oralidade no rap. O repertório passeia por músicas lançadas pelo artista, trazendo clássicos gravados com Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Emicida, Natiruts, Rael, Tulipa Ruiz, Ellen Oléria, KL Jay (Racionais), Mato Seco e Rashid.
Com mais de duas décadas de carreira, Inquérito percorre palcos, escolas e centros de atendimento a adolescentes realizando saraus, shows, debates e oficinas, destacando a afinidade do rap com a poesia e a literatura. O rapper é conhecido por utilizar a música como ferramenta de transformação e interferência social, promovendo a arte como mais um caminho da educação. Todas as atrações do domingo são abertas ao público; e para interessados em competir na batalha de breaking haverá uma seletiva a partir das 13h, com inscrição gratuita na hora. Ao Breaking, haverá premiação em dinheiro através de parceria com a Nest Panos.
A expectativa de público é grande, principalmente para o encerramento na Rua Dr. Rolando Gude, 11-187 – Planalto. “É o primeiro Sesc Hip Hop que a gente faz nesse estilo, nesse patamar. A gente subiu um degrau, ou vários, desde o ano passado”, pontua Cristina, destacando a evolução do evento, que, segundo ela, deu “um salto grande”.