Criada para fomentar negócios de micro e pequenos empresários de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a ExpoBento é hoje uma solução que beneficia empresas de todo o Brasil. Como uma importante vitrine para um público de mais de 200 mil compradores, a feira tem sido uma ferramenta decisiva para quem quer expandir seu negócio em um ambiente marcado por custos acessíveis para expositores em busca de crescimento. Num cenário de economia pouco aquecida, a participação de empresas de outros estados vem crescendo a cada edição, confirmando que para quem acredita e aposta em eventos de porte há sempre uma alternativa lucrativa de atuação.
Micro e pequenos empresários de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Minas Gerais, Alagoas e Pernambuco já confirmaram presença na 25ª ExpoBento, que será realizada de 4 a 14 de junho no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, 3ª maior área coberta e climatizada da América Latina. Apesar de o número de empresas de fora não ser maioria, prevalecendo as gaúchas, a representatividade vem crescendo significativamente. O histórico iniciou ainda em 1999. De lá para cá o aumento foi de 300%. Hoje, as empresas de fora do RS representam 8% dos 450 expositores. Se comparado ao ano passado, a edição atual, ainda em fase de comercialização, projeta a mesma adesão, porém com representação de estados estreantes na feira.
Para o presidente da feira, Laudir Miguel Piccoli, a ExpoBento chega a sua 25ª edição consolidada, surpreendendo expositores e visitantes. “Grande parte das empresas participa da feira por várias edições em razão dos bons resultados. Além disso, a ExpoBento oferece um excelente custo-benefício, facilitando a adesão”, garante. Um exemplo citado por Piccoli é a presença de pequenas marcenarias, que não têm fôlego para investir em feiras profissionais. Além disso, argumenta, na ExpoBento a venda é direta ao consumidor, ampliando as possibilidades e trazendo resultado imediato.
Para Helder Machado, diretor da Móveis Machado do Paraná, a participação há quase 20 anos se deve ao resultado que a feira gera em negócio e visibilidade de marca. “A ExpoBento é organizada, setorizada, possui estandes bonitos e um expressivo público comprador”, avalia. Já o paulista Ricardo Jorge da Silva Morais, que este ano participa pela terceira edição consecutiva, aposta no frio do período para bons negócios. “Trabalho com bolsas térmicas que aquecem sozinhas e no inverno é um produto ideal para a região. Além disso, o público da feira é muito bom e abrangente”, afirma o diretor da Hot Bag.
Um case local é a Dalmóbile, empresa de móveis planejados com mais de 130 lojas em 23 estados brasileiros, além do Distrito Federal – 40 delas em São Paulo. Presente na feira nos últimos anos, a empresa aposta na exposição da marca junto ao público consumidor como estratégia para difundir a qualidade de seus móveis.
A feira ainda oferece alguns espaços. Empresas interessadas devem entrar em contato com a ExpoBento pelo telefone (54) 2105.1966 ou diretamente com José Carlos Zortá pelo (54) 9139.2951. A exemplo de anos anteriores, o primeiro mês de venda, setembro, é sempre destinado com exclusividade às empresas da cidade. Desde outubro a comercialização está aberta para todo o Brasil.
Considerada a maior feira multissetorial do país, a ExpoBento reúne 450 expositores em 11 dias de evento, oferecendo ao público visitantes mais de 25 mil itens da indústria, comércio e serviços. A promoção é do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG).