A Feira do Livro 2019 de Garibaldi foi oficialmente aberta na terça-feira, 1º de outubro, e segue com programações diversas até o próximo sábado, dia 05. Com o tema “Literatura e Cinema”, a abertura da Feira do Livro de Garibaldi contou com a presença do patrono Tabajara Ruas, de autoridades e lideranças municipais, além de um grande público escolar, que lotou a Praça Loureiro da Silva.
Na cerimônia de abertura, o patrono Tabajara Ruas fez referências a suas obras, tanto na literatura quanto no cinema, destacando ao público presente sua ligação com Garibaldi, desde a sua juventude, quando frequentava as sessões de cinema no antigo Cine Rex Populi, em encontros com professores ao longo de sua carreira e, mais recentemente, com a produção do filme “Os Senhores da Guerra”, longa-metragem que apresenta cenas gravadas na Estação Férrea de Garibaldi, em 2013, tendo inclusive a participação de diversos figurantes locais, por meio da articulação da Garibaldi Film Commission.
Para o secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, a cultura de Garibaldi está sendo descentralizada, através de seus eventos, e o propósito da secretaria é levar a cultura para bairros e comunidades, seja com o Cinema de Rua, com apresentações musicais, como visto no último domingo, no bairro São Francisco, com a Orquestra Municipal. “A Feira do Livro é mais uma ação que busca aproximar do público a cultura presente no município, oportunizando para a comunidade garibaldense estar próxima a escritores, atores, acompanhar sessões de cinema e apresentações culturais, a programação foi pensada para envolver a comunidade e proporcionar momentos culturais e agradáveis”, destaca o secretário.
Ao abrir oficialmente a Feira, o prefeito Antonio Cettolin destacou a importância da união das secretarias e entidades para o desenvolvimento da cultura. “Esta é mais uma oportunidade para participarmos ativamente do que é proporcionado em nossa comunidade. Já temos a cultura dentro de nós, precisamos apenas despertá-la e, para isso, contamos com iniciativas como esta”, afirmou.
Durante o dia, teatros, contações de histórias e bate-papos esperam o público. À noite, sessões de cinema e bate-papo com escritores, além da apresentação da Orquestra Jovem de Garibaldi. Haverá animação cultural durante toda a Feira, com interação constante com o público presente. A ideia é envolver a comunidade em torno da magia dos livros e do universo do cinema. No sábado, apresentações artísticas de grupos garibaldenses, mateada, troca-troca literário, a tradicional Festa da Criança e a estreia do Musical 2 Gatos, do Centro Social São José.
Em paralelo às atividades na Praça, o projeto ‘Escritor na Escola’ leva autores para trabalhar o processo criativo nas escolas garibaldenses.
A Feira do Livro 2019 integra a programação dos 119 anos do município, é uma promoção da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel e do Sesc/RS. A Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (Concult) apoiam o evento. Mais informações no telefone (54) 3462 8235.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação