A hegemonia do Farrapos foi mais uma vez confirmada com vitória diante do rival Charrua na abertura do Hexagonal do Campeonato Brasileiro de Rugby, o Super 12 de 2025. Diante do seu torcedor e estreando o seu segundo uniforme, a equipe alviverde, mesmo com desfalques importantes, superou o time porto-alegrense pelo placar de 38 a 3, em partida realizada no sábado, 9 de agosto, no Estádio da Montanha, em Bento Gonçalves.

O jogo foi marcado pelo embate físico e pela forte atuação do pack de forwards de ambas as equipes. O placar foi aberto logo nos minutos iniciais pelo time visitante, com penal de Léo. No entanto, a vantagem do Charrua pouco durou. Em uma rápida troca de passes no ataque, a bola parou nas mãos de Marangoni que, no limite da lateral, conseguiu chegar ao ingoal. Na sequência, após lateral no campo de ataque, Lafa quebrou a defesa adversária para ampliar a vantagem. Facundo Flores anotou as conversões de ambos os tries, 14 a 3 no primeiro tempo.

Na etapa derradeira, o Farrapos se manteve superior e não deu chances para a equipe rival. O time de Bento Gonçalves voltou a aumentar o placar da partida com try de Marangoni. No lance seguinte, Murillo recebeu a bola no campo de defesa e ganhou na velocidade para percorrer o campo até a linha de ingoal, anotando o quarto try do time alviverde na partida, com conversão de Facundo Flores. Ainda deu tempo do Farrapos anotar mais dois tries com Vicente e Lafa, com conversões de Facundo Flores, 38 a 3.

Com a vitória e o ponto bônus garantido (quando a equipe faz quatro ou mais tries na partida), o Farrapos arranca no Hexagonal com cinco pontos na tabela, ocupando a vice-liderança. O próximo desafio do alviverde será contra o Pasteur-SP, no sábado, 16, em São Paulo.

1ª rodada – Hexagonal do Super 12:
Jacareí-SP 54 x 5 Poli-SP
Farrapos 38 x 3 Charrua
São José-SP 32 x 17 Pasteur-SP

Fotos: Kévin Sganzerla/FRC