Hoje, 6 de abril o clube bento-gonçalvense estreia em casa, diante do Colonos, em busca do seu 13° título estadual consecutivo
A Federação Gaúcha de Rugby (FGR) definiu o calendário de 2024 e o regulamento do Campeonato Gaúcho de Rugby XV. O Farrapos entra em campo pela primeira vez na atual temporada no sábado, 6 de abril, no jogo de abertura da competição estadual. O jogo ocorre no Estádio da Montanha. A equipe bento-gonçalvense disputa a competição em busca do seu 13° título estadual consecutivo.
O Campeonato Gaúcho conta na disputa seis equipes, as quais foram divididas em dois grupos de três times cada. O Farrapos, do técnico Javier Cardozo, está no grupo A, ao lado do Serra Gaúcha Rugby, de Caxias do Sul, e do Colonos Rugby, de Marau. Compõem a chave B o Charrua, de Porto Alegre, o Centauros, de Estrela, e o Antiqua/UFPel, de Pelotas.
O técnico Javier Cardozo, vem preparando seu time para a extensa temporada do Farrapos há oito semanas. “Estamos nos preparando muito forte para o primeiro jogo. As nossas expectativas sempre são altas e a nossa motivação é ir em busca de mais um título”, revela.
Na primeira fase, as equipes se enfrentam entre si dentro dos grupos em turnos únicos. Os primeiros colocados de cada chave decidem o título da Taça Ouro da competição estadual de 2024. Portanto, serão apenas três partidas disputadas por cada equipe no campeonato deste ano. A final está prevista para o dia 19 de outubro. “Estamos focados em dois planos: o formativo e competitivo. No formativo queremos desenvolver atletas mediante oficinas em escolas e Rugby juvenil. Já no competitivo vamos atrás de buscar ótimos resultados e títulos para o clube”, conta Javier.
Em 2023, o Farrapos conquistou um feito histórico. Com 100% de aproveitamento, o clube Alviverde foi campeão inédito do Brasil Sevens. Para Javier este troféu ajuda a tirar um peso do grupo, e que agora, os adversários terão mais cuidado de jogar contra. “Gostamos do calendário que foi divulgado. Agora, o grupo está bem ansioso para poder entrar em campo de novo. O título nacional que conquistamos ano passado, nos permitiu tirar uma pressão e esse ano jogaremos mais leves”, declara.
O treinador quer que seu time durante as partidas mantenha intensidade o tempo todo. Para isso ele vai promover alguns novos jovens das categorias de base do clube. “O foco e consistência são fáceis de manter porque temos outras competições no meio que nos geram competitividade e nos motivam. O principal desafio vai ser preservar a intensidade durante cada minuto jogado, também vamos colocar novos atletas pois a estrutura do torneio nos permite isso. Esses jogos dos estaduais nos permitem crescer desde o início do ano, colocando em prática tudo que se trabalhou durante a pré-temporada. Vamos encarar com muita seriedade os desafios”, conclui