São quase 14 anos de história. O Farrapos Rugby Clube nasceu no dia 25 de novembro de 2007 por um grupo de jogadores que integravam o Serra Rugby Clube, de Caxias do Sul. Por residirem em Bento Gonçalves, decidiram criar uma equipe do esporte na cidade.
Ao longo dos anos, o time cresceu e ganhou visibilidade não só à nível regional, mas nacional também. Hoje, o Farrapos é filiado à Federação Gaúcha de Rugby (FGR) e a Confederação Brasileira de Rugby (CBRU), órgão máximo do Rugby no Brasil.
O Estádio da Montanha, no bairro Juventude é o local oficial dos treinos. Na última temporada o clube contava com 70 atletas nas principais categorias, adulto masculino e no juvenil masculino e feminino. A maioria de Bento Gonçalves, mas também há jogadores de cidades vizinhas, além de alguns estrangeiros.
Conquistas
O educador físico e jogador, Guilherme Coghetto, 28 anos, faz parte do time há mais de uma década. Foi apresentado ao esporte em 2010 por um amigo de infância que já praticava. “Ele me convidou para treinar uma vez. Depois desse dia, nunca mais parei”, afirma.
Coghetto destaca que todas as vitórias do time foram conquistadas de forma invicta. “O Farrapos é decacampeão gaúcho. No âmbito nacional, liderou o ranking de clubes, chegado a duas finais e ficando entre os quatro melhores do país nas últimas quatro temporadas”, enfatiza.
Foi em 2010 que, pela primeira vez, o Farrapos conquistou um título do campeonato gaúcho, no estádio da PUC. Além disso, conquistou o acesso para a elite do rugby nacional por meio do título da Copa do Brasil.
Em 2012, mais uma vitória. O clube foi pela terceira vez consecutiva campeão Gaúcho de Rugby, tornando-se o primeiro tri campeão da história do campeonato. No ano seguinte veio o primeiro título oficial do Farrapos Rugby m18.
Desafios
O clube se mantém por meio de incentivos da prefeitura de Bento Gonçalves, empresas locais como patrocinadoras e também projetos de captação de âmbito estadual e federal. Entre os principais desafios, Coghetto cita a situação imposta pela pandemia. “Não competimos desde fevereiro de 2020”, afirma.
Segundo o atleta, “as atividades são realizadas de acordo com os protocolos de segurança do município ou Estado. Entendemos os cuidados que o momento requer”, frisa.
Equipe feminina
O Farrapos também conta com uma equipe feminina. Contudo, o foco da categoria não tem sido os títulos, mas sim a formação e o desenvolvimento de atletas, além de um ambiente que incentive a prática do esporte.
Ainda assim, segundo Coghetto, a equipe juvenil feminina, na última temporada, participou de todas as etapas do circuito gaúcho de rugby feminino da categoria “Hoje o foco do rugby feminino são as equipes juvenis. O clube entende que precisa desenvolver jogadoras mais jovens para ter uma equipe consistente no futuro”, aponta.
O que é Rugby?
O esporte coletivo, surgiu em 1823, na cidade de Rugby, na Inglaterra. A modalidade é disputada entre dois times que tem por objetivo fazer o maior número possível de pontos.
Entre as principais modalidades se destacam: tag rugby, touch rugby, rugby em cadeira de rodas, beach rugby (rugby na praia), rugby de sevens (com times de 7 jogadores) e rugby de XV (com times de 15 jogadores).
No Brasil, o esporte surgiu em Salvador, no século XIX. Apesar da propagação do futebol ter sido mais bem sucedida naquela época, o rugby era tão popular quanto, entre os membros da elite.
A principal disputa do país é o Campeonato Brasileiro de Rugby, disputado desde 1965.