Alviverde atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e realiza atividades de rugby escolar em instituições de ensino do município totalizando mais de 800 alunos em 2025
Respeito, integridade, solidariedade, paixão e disciplina: esses são os valores essenciais para a formação do caráter no rugby reconhecidos pela World Rugby, e é através deles que o Farrapos fomenta a modalidade nos seus projetos sociais e no rugby escolar com o intuito de formar cidadãos e promover a transformação social. O clube atendeu, em 2025, mais de 800 crianças e adolescentes em Bento Gonçalves através de seu projeto social junto aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e entidades assistenciais do município, e por meio do rugby escolar em instituições de ensino.
Atualmente, o Farrapos realiza atividades de rugby em três serviços de convivência em Bento Gonçalves, totalizando cerca de 200 crianças, de 6 a 14 anos de idade, as quais se encontram em áreas de situação de vulnerabilidade social no município. “O objetivo principal é levar o rugby para essas crianças para que elas tenham essa experiência e junto com o rugby levar os valores do esporte para promover a transformação social”, ressalta Mateus Rizzi, professor do projeto social do Farrapos.

As atividades ocorrem semanalmente nos serviços de convivência e, além disso, o clube também promove atividades no Estádio da Montanha, trazendo as crianças e adolescentes para um dos maiores palcos do rugby brasileiro. “As crianças estão evoluindo, estão aprendendo os valores do rugby. Escutamos isso dos professores e dos pais. As crianças vêm frequentando o Estádio da Montanha em atividades que a gente promove e nos jogos do clube, e eles estão se apaixonando pelo esporte. Nosso intuito com isso é fazer dos valores do rugby e do esporte uma ferramenta de transformação, pois acreditamos que o esporte pode mudar vidas”, explica Rizzi.
O Farrapos também realiza atividades do seu projeto social em entidades assistenciais do município. Um dos exemplos é a Associação Integrada do Desenvolvimento do Down (AIDD), onde o Farrapos difunde o rugby para crianças e adultos que são atendidas pela entidade. Recentemente, na final do Campeonato Gaúcho de Rugby, no qual o Farrapos se sagrou campeão pela 14ª vez consecutiva, os alunos da AIDD entraram no gramado junto com os atletas da equipe alviverde.
“É uma das partes mais brilhantes deste trabalho. São anjos que a gente tem a oportunidade de trabalhar e venho aprendendo tanto com eles, é uma inspiração e uma diversão absurda. Na AIDD não atendemos somente crianças, são alunos de 8 até 50 anos, então temos essa vivência e é maravilhoso levar o rugby para eles”, relata o professor.
O Rugby Escolar:
Além do projeto social, o Farrapos fomenta a prática do rugby através do rugby escolar, com atividades voltadas para jovens do nono ano do ensino fundamental ao segundo ano do ensino médio. Além de promover os valores do rugby nos treinamentos, o Farrapos tem como objetivo difundir o esporte e, sobretudo, o clube, desta forma realizando a captação de jovens atletas para as suas categorias juvenis e feminino.
“Hoje o Farrapos atende três das maiores escolas do município do nono ano ao segundo ano do ensino médio, que é a faixa etária para a captação de atletas para a categoria juvenil para que eles tenham a iniciação no esporte e aí possam a vir se tornar jogadores do clube”, explica Rizzi.
No mês de novembro, o Farrapos promoveu o campeonato de rugby escolar do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves (IFRS-BG), reunindo cerca de 100 alunos no Estádio da Montanha. Supervisionados pelos atletas do clube, os jovens tiveram a oportunidade de vivenciar um torneio de rugby T1, variação da modalidade que implica na ausência de tackles e na simplificação de regras para a iniciação no esporte.
Fotos: Kévin Sganzerla/FRC