No último final de semana, o Farrapos derrotou os paulistas da Poli e garantiu
o seu primeiro título brasileiro de Sevens
O Farrapos conquistou um feito histórico. Nos dias 9 e 10 de dezembro, em São Paulo, a equipe bento-gonçalvense conquistou de forma inédita o título do Brasil Sevens – o Campeonato Brasileiro da modalidade olímpica do Rugby. Na partida final, o time da Capital Nacional do Vinho superou a Poli-SP por 12 a 0, conquistando o direito de erguer o troféu pela primeira vez na sua história.
A equipe obteve 100% de aproveitamento na competicão. Na primeira fase, o alviverde liderou o grupo D com três vitórias em três jogos disputados. Nas quartas de finais, diante do Niterói-RJ, o time conquistou a vitória por 19 a 0, com tries de Murillo, Facundo Flores e Eder, com conversão de Facundo.
Depois da conquista do título, o capitão do Farrapos, Civardi, disse que estava muito alegre pelo feito histórico. “Há muito tempo trabalhamos para isso. Treinamos no frio, na chuva, e a maior gratificação é vencer jogando junto dos meus companheiros e da nossa família. Obrigado a todos que lutaram por este momento e nos apoiaram. Levamos um título para Bento Gonçalves, que tanto nos apoia”, comentou.
Na semifinal, diante do Jacareí-SP, o alviverde construiu a vitória pelo placar de 27 a 5, com tries de Murillo (2), Pardal, Facundo Flores e Coghetto, com conversão de Civardi. Na decisão, o Farrapos encarou o seu algoz, a Poli-SP, que havia eliminado o Farrapos na edição do BR Sevens de 2022 e superou o time alviverde nos últimos confrontos pelo Campeonato Brasileiro de Rugby – Super 12 e pela Copa do Brasil.
O jogo
Na etapa inicial, Civardi recebeu cartão amarelo e deixou o Farrapos com um a menos em campo. Apesar da desvantagem, o time conseguiu empurrar os paulistas para seu campo de defesa. Após cobrança de lateral, Eder deu passe para Murillo, que cruzou por dois marcadores e abriu o placar. Facundo Flores anotou a conversão 7 a 0 no primeiro tempo.
No segundo tempo, Civardi recebeu na ponta e correu para o ingoal e marcar o segundo try alviverde na partida12 a 0. A Poli tentou reagir nos minutos finais, mas a equipe de Bento se manteve sólida, não deixando qualquer espaço para o time adversário e garantindo a vitória e a conquista inédita do BR Sevens.
Imagem: Kévin Sgranzela