Vencendo seu rival Charrua por 15 a 0, em partida realizada na Sociedade Hípica Porto-Alegrense, em Porto Alegre o alviverde mantém a hegemonia no estado
No sábado, 7 de outubro, o Farrapos superou o rival Charrua por 15 a 0, em partida realizada na Sociedade Hípica Porto-Alegrense, em Porto Alegre, válido pela final do Campeonato Gaúcho de Rugby. Com o resultado, o time garantiu seu 12º título consecutivo da competição estadual e com esse feito a equipe de Bento Gonçalves garantiu uma vaga na Copa do Brasil de 2024.
O jogo
Com um gramado pesado por conta das fortes chuvas que impactaram a capital gaúcha, Farrapos e Charrua travaram um embate dentro das quatro linhas. O alviverde abriu o placar da partida com penal convertido por Civardi. Na sequência, Pequeno quebrou a linha defensiva para ampliar a vantagem. Civardi foi efetivo na conversão, 10 a 0. A equipe bento-gonçalvense seguiu superior, mantendo-se no ataque e impedindo as progressões do Charrua. Rangel finalizou a ofensiva alviverde com try, 15 a 0 para o alviverde no primeiro tempo.
Na etapa derradeira o Charrua partiu para o ataque e passou a controlar as ações da partida. Apesar da insistência e de diversas oportunidades criadas por parte do Charrua, o Farrapos conseguiu impedir que o adversário pontuasse. Assim garantindo a vitória pelo placar de 15 a 0 e levantando o seu 12° título estadual consecutivo, finalizando a temporada de Rugby XV com mais uma taça em sua sala de troféus.
Para o técnico, Javier Cardozo, mais uma conquista do campeonato representa a competência e a competitividade da equipe nos últimos anos. “É de extrema importância para o clube poder sermos competitivos e buscar títulos a cada ano. Isso serve para escrever a história e motivar os atletas que oriundos das nossas categoriais de base a fazer parte do projeto e ajudar o Farrapos a crescer cada vez mais”, revela.
Manter uma sequência tão grande de títulos consecutivos é um feito impressionante. Isso só é possível graças a mentalidade competitiva do ti e dos jogadores. “A principal característica do time sempre foi a motivação para ser competitivos e melhorar dia a dia. A determinação do grupo é muito importante para entender onde podemos e queremos chegar”, comenta.
O Rugby é um esporte que demanda muito do físico dos atletas, graças a isso fizeram uma preparação durante a temporada focada em três áreas: na física, técnica e mental. “São trabalhos realizados ao longo do ano em academia para melhorar a nossa parte física, campo para apurar nossa técnica, conversar e reuniões para ajustar a parte mental dos jogadores”, expõe Cardozo.
Durante toda a jornada para chegar à final, Cardozo considera que os jogos distantes de casa foram os que mais trouxeram dificuldades a equipe. “Os jogos que mais nos expõem sempre são os que jogamos fora de Bento e contra nosso rival direto ao título. O Charrua foi nosso jogo chave na competição”, realça.
Estando há alguns anos entre os quatro melhores times do país, para Cardozo o Farrapos tem trabalhado ao longo desse período para desenvolver atletas e manter uma equipe competitiva para buscar bons resultados e levar o clube cada vez mais longe. “Sempre é um desafio buscar resultados a nível nacional, mas também serve como energia aos atletas para se prepararem melhor. O principal fator é a consistência/disciplina e a nossa proposta de trabalho em categorias de base, para assim poder desenvolver atletas melhores e preparados”, diz.
Para ele, o Rugby assim como outros esportes são formadores de pessoas, ajudando a desenvolver o caráter, fortalecer os valores e trazer amizades para vida toda. “O principal valor pregado é o respeito entre nós. Temos integridade para ser parte do clube e como princípio geral continuar avançando sempre”, valoriza.
O alviverde possui planos para expandir o envolvimento com a juventude local e promover o esporte do Rugby em escolas e comunidades, porém o clube ainda está no processo de organização para poder aplicar da forma correta.
O técnico revela que o Rugby no Brasil está cheio de realidades diferentes, e que o clube está em um momento de reconstrução e aprimoramento, das estruturas do clube. “Assim podemos desenvolver o coletivo. Nossos objetivos no clube sempre são de melhorar resultados ano a ano e continuar crescendo como instituição somente com um projeto isso é possível”, conclui.
Até o final do ano, o Farrapos terá compromissos em competições de Rugby
Sevens. Nesta temporada, o alviverde não vai disputar o Super Sevens, o Campeonato Brasileiro da modalidade olímpica do Rugby, uma vez que a Federação Gaúcha de Rugby
(FGR) não organizou o seu estadual de Sevens. Porém, o time de Bento Gonçalves está confirmado para disputar o Seven Rivera, no Uruguai.