Na manhã desta sexta-feira, 17, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) inaugurou o mural “Gente Gaúcha”, assinado pelo artista visual Maick Sei Lá. A obra, localizada no estacionamento da entidade, na Rua Marcílio Dias, 574, bairro Menino Deus, em Porto Alegre, é uma homenagem à população do estado, exaltando a diversidade cultural, a união e a solidariedade do povo gaúcho.

O mural, com oito metros de extensão, substitui a ideia inicial de retratar pontos turísticos do estado. Segundo o presidente da Famurs, Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul, o foco nas pessoas reflete a essência do Rio Grande do Sul. “Durante a pandemia e nas recentes tragédias que destruíram nossas cidades, ficou evidente que o bem mais precioso que temos são as pessoas. Retratar o povo gaúcho é valorizar as 11,3 milhões de pessoas que são a essência dos municípios. Onde tem gaúcho, tem desenvolvimento, prosperidade e avanço”, destacou Arruda.

O artista Maick Sei Lá, responsável pela criação, celebrou a oportunidade de iniciar o ano com um projeto que considera um presente para a cidade e o estado. “Espero que seja uma semente para que a arte urbana gaúcha se espalhe por todos os municípios”, afirmou.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a secretária da Cultura do RS, Beatriz Araújo, a coordenadora do Escritório Estadual do RS do Ministério da Cultura, Mari Martinez, e o secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini. O casal José Antônio e Solange, proprietários do muro que abriga o mural, também participou do evento e autorizou a pintura.

O mural “Gente Gaúcha” reforça o papel da arte urbana como elemento de valorização cultural e inspiração, simbolizando a resiliência e a força do povo gaúcho em tempos de desafios e reconstrução.

Foto: Guilherme Pedrotti