No domingo, 6 de agosto, a família Spadari participou da 29ª Meia-Maratona e rústica 166 anos de Passo Fundo. Heitor e Suelen foram os primeiros colocados nas categorias 65 a 69 e 30 a 34 anos, já Hélen ficou na 5º colocação da geral feminino rústica 5km.
A prova é amplamente conhecida no Sul do país e atrai diversos atletas para participarem, graças a isso, para eles estar entre os primeiros é muito importante. “É um sentimento de objetivo sendo alcançado. Essa prova é muito tradicional, ela possui renome em outros estados e atrai o público de todo o Sul do país. Acaba sempre sendo uma prova muito disputada e de alto nível, pois tem atletas de seleção brasileira que participam. Estar no pódio é sempre muito significativo”, comenta Hélen.
Depois de alguns anos fora das competições, Suelen decidiu voltar a competir juntamente com seu pai e irmã, mesmo sabendo que não é fácil conciliar os treinos com a rotina de trabalho e estudos. Para eles, passar pela linha de chegada e trazer bons títulos para região é sempre muito marcante, pois traz visibilidade para a cidade.
Um diferencial para a corrida foi que Hélen estava se recuperando de uma lesão. “Estou vindo de um período competitivo, durante todo o ano participei de corridas. Quando voltei do Troféu Brasil, que foi realizado nos dias 10 e 11 de julho, fiz um descanso para poder me recuperar das minhas lesões e dores, mas já voltei com foco para as competições desse segundo semestre”, frisa.
Para a família de corredores, trabalhar para melhorar e ajustar as dificuldades é muito importante para o sucesso de todos. Heitor já foi campeão da categoria diversas vezes e a sua filha Hélen em 2022 consagrou-se vice-campeã da rústica 5km. “Na temporada passada fiquei na segunda colocação, mas esse ano acabei realizando a prova em um tempo bem inferior, por isso agora minha meta é buscar a performance anterior e até melhorá-la”, conclui.