A paixão pelo atletismo uniu novamente os Spadari. No último domingo, 11, a Família Spadari de Atletismo, de Pinto Bandeira, conquistou resultados de destaque na primeira edição da Caxias 10 Milhas, realizada em Caxias do Sul. A competição, que estreou neste final de semana com percursos em milhas — formato ainda raro nas competições regionais —, teve a marca da tradição familiar e da superação esportiva.

Hélen Spadari venceu a prova de 3 milhas feminina, seguida de perto por sua irmã, Suelen Spadari, que conquistou o segundo lugar. Já Heitor Spadari, o patriarca da família, cruzou em primeiro lugar na categoria acima de 60 anos nas 6 milhas.

“Essa prova teve sua primeira edição nesse domingo, mas foi a minha estreia em uma corrida de milhas na rua”, contou Hélen em entrevista. “Já tinha participado, muitos anos atrás, de uma milha na pista — uma indoor, inclusive — mas nunca nesse formato”, declara.

Além do desempenho esportivo, o momento foi de celebração familiar. A atleta destaca a importância da presença dos familiares ao seu lado nas competições. “Participar em família é sempre muito alegre, gratificante. Em várias competições eu vou sozinha, então ter a companhia deles é sempre relembrar do meu início dentro do esporte”, afirma. “Minha irmã ficou em segundo lugar, então fizemos uma dobradinha nas 3 milhas”, conta.

O pai das atletas, com 66 anos, segue firme nas competições. “Ele vai continuar enquanto conseguir praticar”, disse Hélen, com orgulho.

A família ainda não definiu quando voltará a competir junta, mas o calendário da atleta já está cheio. Hélen deve participar do Campeonato Estadual Paranaense no fim de junho, além de outras competições de pista, como o Troféu Brasil, entre julho e agosto.

Provas de rua também estão nos planos. “Pretendo me inscrever, inclusive em classificatórias”, ressalta.
A Caxias 10 Milhas se consolida como uma nova opção para corredores da Serra Gaúcha, e a estreia dos Spadari reforça que, além de competitiva, a prova também pode ser um ponto de encontro para histórias inspiradoras — como a de uma família inteira que segue, passo a passo, firme nas competições.

Hélen venceu a prova de 3 milhas feminina, seguida de perto por sua irmã, Suelen; Heitor Spadari ficou em primeiro em sua categoria