Hélen Spadari se consagrou campeã nos 5 kms geral. Heitor Spadari conquistou o segundo lugar na faixa etária de 65 a 69 anos. Já a irmã, Suelen Spadari, também ficou em segundo lugar nos 5 km, na categoria 35 a 39 anos.

Mais de 3,8 mil corredores participaram da 10ª edição da Meia Maratona de Caxias do Sul, realizada no domingo, 28. Entre tantos destaques, um sobrenome chamou atenção: Spadari. Representando Pinto Bandeira, Hélen Spadari foi campeã dos 5 km, vencendo na categoria 25 a 29 anos e também no geral feminino, que reúne as cinco primeiras colocadas da prova desta distância em específico.

O feito da atleta ganhou ainda mais brilho com os resultados da família. O pai, Heitor Spadari, conquistou o segundo lugar na faixa etária de 65 a 69 anos. Já a irmã, Suelen Spadari, também ficou em segundo lugar nos 5 km, na categoria 35 a 39 anos.

Para Hélen, dividir a pista com os familiares trouxe uma carga especial de emoção. “Mesmo que eu sempre pense em dar o meu melhor naquele momento da prova e visando os treinamentos realizados anteriormente, é sempre bom chegar na primeira colocação, ainda mais no geral feminino, ser a primeira a cruzar a linha de chegada. Não é sobre título, não é sobre conquista, mas sim aquilo que a gente supera dia a dia para se manter nesse lugar. Sem dúvidas, estar ao lado do meu pai e da minha irmã é um sentimento nostálgico, afinal foi assim que eu comecei”, afirma.

A corredora recordou que foi incentivada pelos dois a entrar no mundo da corrida há mais de 20 anos. “É sempre muito bom poder compartilhar esses momentos de competição aqui, próximos. Sempre tem outras provas que eu tenho que ir sozinha, desafios maiores, então é muito especial ter eles junto”, acrescenta.

Percurso e clima favorável

Sobre a experiência nos 5 km, Hélen avalia o trajeto como desafiador e agradável ao mesmo tempo. “Em Caxias do Sul a gente sempre acaba falando sobre subidas. Mas eu já estou acostumada, treino assim também. Gostei bastante do percurso no centro da cidade, com largada em frente à prefeitura. Entrei na prova tranquila, sabia que estava bem preparada para finalizar forte, e consegui cumprir o objetivo”, conta.

Ela destaca ainda o apoio da organização, o clima favorável e a presença de um batedor de bicicleta para orientar o caminho: “Isso ajudou bastante a manter o ritmo e evitar erros de percurso”, pontua. 

Outros vencedores

Na elite da meia maratona dos 21 kms, Emerson Rosa Oliveira, de Portão, confirmou o favoritismo e conquistou o tricampeonato consecutivo, com o tempo de 1h10min02s, dois minutos abaixo da marca obtida no ano anterior. No feminino 21 kms, a campeã foi Marlei Willers, de Planalto (PR), residente em Morro Reuter, que alcançou o tricampeonato em quatro anos ao completar os 21 km em 1h21min12s.