O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira, 14, o congelamento da emissão de vistos para cidadãos de 75 países. A medida foi divulgada pelo Departamento de Estado norte-americano e inclui o Brasil, segundo informações da rede de TV Fox News, que teve acesso a um memorando interno do órgão.

De acordo com o Departamento de Estado, a suspensão atinge os vistos de imigrantes. A restrição não se aplica às categorias de não imigrantes, como vistos de turismo e de negócios, conforme informou a agência Associated Press.

Até a última atualização, o governo dos Estados Unidos não havia divulgado oficialmente a lista completa dos países afetados. No entanto, o Departamento de Estado afirmou, em publicação na rede social X, que a medida envolve nações “cujos imigrantes frequentemente se tornam um encargo público para os Estados Unidos ao chegarem ao país”.

Segundo o memorando ao qual a Fox News afirma ter tido acesso, o congelamento deve entrar em vigor a partir de 21 de janeiro e não há previsão para o término da medida. A reportagem aponta ainda que a pausa será temporária e servirá para que o governo norte-americano reavalie os critérios atualmente adotados para a concessão de vistos a estrangeiros.

Além do Brasil, a lista mencionada pela Fox News inclui países como Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia, entre outros, totalizando 75 nações.

O memorando também indica que Washington pode passar a barrar a entrada de pessoas mais velhas e com sobrepeso. Em novembro, a agência Associated Press havia informado que o governo considerava uma nova diretriz para restringir a entrada de pessoas obesas nos Estados Unidos.

Até o momento, o Departamento de Estado não detalhou oficialmente os critérios nem os impactos da nova política migratória.