Mais da metade dos professores efetivos das redes estaduais de ensino do país (57,5%) poderá se aposentar até 2034, segundo projeção do Movimento Profissão Docente. O levantamento acende um alerta sobre a necessidade de planejamento por parte dos governos estaduais para evitar a redução significativa do quadro docente nos próximos anos.
O estudo mostra que o envelhecimento da categoria tem relação com a diminuição de contratações efetivas e a priorização de vínculos temporários. Em 2023, 17,8% dos professores já tinham adquirido o direito à aposentadoria.
A análise também aponta que, devido ao cenário de transição demográfica, o número de estudantes nas redes estaduais deve cair nos próximos anos. A projeção indica uma redução de aproximadamente 24,9% nas matrículas até 2034.
Para os responsáveis pelo estudo, esse cenário representa uma oportunidade para que os governos estaduais reorganizem modelos de contratação e ampliem a oferta de ensino em tempo integral, evitando um possível desequilíbrio entre demanda e disponibilidade de profissionais.