Os estudantes que não compareceram ou que tiveram problemas logísticos durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, nos dias 3 e 10 de novembro, terão uma nova oportunidade para realizar as provas. A reaplicação ocorrerá na próxima terça-feira, 10 de dezembro, e quarta-feira, 11 de dezembro.
Essa reaplicação é destinada aos candidatos que não puderam realizar as provas devido a problemas logísticos ou por doença infectocontagiosa, como especificado no edital do Enem 2024. Para garantir a participação no exame, os candidatos afetados precisaram enviar documentação comprobatória ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame. Apenas aqueles que tiveram suas justificativas aceitas estão autorizados a realizar a reaplicação.
Pedidos de reaplicação e critérios de aceitação
De acordo com o Inep, foram registradas mais de 10 mil solicitações de reaplicação. No entanto, somente cerca de mil pedidos foram aceitos após análise das justificativas enviadas pelos candidatos. Importante destacar que os estudantes que faltaram ao exame por motivos que não se enquadram nas condições previstas no edital, como questões pessoais ou outros tipos de imprevistos, não têm direito à reaplicação.
Os candidatos que realizarão a reaplicação responderão, assim como nas provas originais, a 180 questões objetivas, divididas em dois dias de exame. Na terça-feira, dia 10 de dezembro, os participantes terão 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de uma redação. Já na quarta-feira, dia 11, serão aplicadas 90 questões de ciências da natureza e matemática.
Consultando locais e horários das provas
Para consultar os locais e horários das provas, os candidatos devem acessar o Cartão de Confirmação na Página do Participante, disponível na internet. O Inep orienta que os candidatos verifiquem com atenção todas as informações para evitar imprevistos no dia do exame.
Data de divulgação do resultado
A expectativa é que o resultado final do Enem 2024 seja divulgado no próximo 13 de janeiro. O Enem é uma das principais portas de entrada para as universidades e institutos federais em todo o Brasil, além de ser utilizado para a concessão de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiamento estudantil pelo FIES.