A 39ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) ocorre de 22 a 24 de outubro de 2024, no Centro de Eventos da FENAC, em Novo Hamburgo, e reunirá estudantes de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Nova Petrópolis. O evento, considerado a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, contará com a apresentação de 795 projetos de alunos do ensino médio e técnico, além de educação infantil e fundamental, incluindo jovens pesquisadores de 12 países e 21 estados brasileiros.
Os estudantes da Serra Gaúcha vão apresentar um total de 21 trabalhos, abordando temas variados que vão desde história e sustentabilidade até saúde e acessibilidade. Entre os projetos de destaque de Bento Gonçalves, está “Além das missões: os impactos jesuítas na educação Riograndense”, de Pedro Henrique Rossi, e “Desafios para o excesso de cobre nos solos agrícolas”, de Pâmela Trentin Piacentini e equipe.
Carlos Barbosa também terá uma forte presença, com projetos como “Estudo dos Impactos da Pandemia na Alfabetização de Séries Iniciais”, realizado por Bruna Bocchi Portella e colegas, e inovações em reciclagem e sustentabilidade. Caxias do Sul se destaca com pesquisas sobre cura sustentável e o impacto das reformas legais na educação.
Flores da Cunha e Nova Petrópolis também estão representadas, com temas que vão desde a produção de biogás a inovações tecnológicas para a educação. No total, a Mostratec contará com 795 projetos de estudantes de diversas localidades, promovendo um intercâmbio de ideias e inovações.
Além da Mostratec, o evento incluirá a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet) e o Desafio de Robótica Mostratec Atto. O evento será uma oportunidade para os jovens talentos apresentarem suas pesquisas e se conectarem com representantes de instituições como a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e universidades de renome.
Os prêmios e incentivos educacionais, que somam mais de R$ 1 milhão, serão oferecidos por 30 organizações, destacando a importância do investimento em ciência e tecnologia no desenvolvimento educacional da juventude brasileira. A entrada para a Mostratec é franca, permitindo que a comunidade local participe e prestigie as inovações apresentadas pelos jovens pesquisadores.