Números atualizados do vírus fizeram com que todas as 21 regiões covid do RS recebessem novos Avisos
O monitoramento realizado pelo Gabinete de Crise, do governo do Estado do Rio Grande do Sul, revela que o território gaúcho vem acumulando altas em relação ao covid-19. Nas últimas duas semanas, o número de pacientes internados em leitos clínicos, com suspeita ou confirmação da doença, elevou-se em 320 pessoas, o que equivale a 83% de aumento. Em relação aos leitos mais críticos, como os de UTI, são 50 pacientes a mais nesses 14 dias.
Essa piora nos indicadores do vírus fez com que o gabinete, em reunião nesta quarta-feira, 25 de maio, junto ao governador Ranolfo Vieira Júnior, emitisse novos Avisos. Todas as 21 regiões covid do estado receberam o comunicado do Sistema 3As de Monitoramento, que segue o mantém o mesmo nível de urgência do último encontro. Essa realidade atual é diferente das últimas nove semanas, onde a situação de infecção e internados estava mais regulada.
De acordo com o governo, o rápido aumento de casos é o que traz reflexo direto nas internações e, até mesmo, óbitos. A alta procura por leitos de hospitais não fica somente por conta do covid-19, pois em períodos de outono e inverno no Rio Grande do Sul já é comum essa procura por leitos. Atualmente, até os casos de dengue tem ocasionado essa elevação no sistema de saúde.
Por conta da situação atual, o Estado reforça que é importante as pessoas completarem o esquema vacinal contra o vírus da covid. Cerca de 80% da população que reside no Rio Grande do Sul está com duas doses da vacina aplicada. O número cai bastante quando se leva em consideração aqueles que receberam a terceira dose, de reforço, apenas 50,5%. Além disso, o governo também estimula que as pessoas usem máscara como prevenção, principalmente em aglomerações.